Beber álcool pode ser mais eficaz contra dor do que paracetamol

É o que diz um estudo realizado pela Universidade de Greenwich, em Londres

Acredite se puder: um recente estudo britânico concluiu que o álcool é um analgésico eficaz contra dores no corpo. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Greenwich, em Londres, e teve como base outras 18 pesquisas a respeito do tema.

Segundo os dados publicados, através do Journal of Pain, a concentração de álcool no sangue faz com que o corpo torne-se consideravelmente mais tolerante à dor. Ao todo, 404 pessoas foram analisadas e concluiu-se que o efeito analgésico do álcool pode ser mais eficaz do que o proporcionado por medicamentos como o paracetamol. 

“O álcool é um analgésico eficaz que, de maneira clinicamente relevante, apresentou redução nos índices de intensidade da dor”, diz o artigo. Essa foi a conclusão, mas o material divulgado pelos cientistas não dá detalhes a respeito de qual seria a causa específica, ou seja, eles não falam sobre como ocorre a reação química que acarreta na diminuição da dor.

“Meu Deus, mas é muita imprudência dizer que bebida alcoólica pode substituir medicamentos!”, dirão muitos. Mas calma lá, né, gente! Ninguém está sugerindo isso.

Inclusive, os cientistas de Greenwich alertam para o fato de que o uso do álcool como analgésico pode levar à dependência. O artigo também chama a atenção para o seguinte fato: pacientes que apresentam dores crônicas podem estar mais sucetíveis ao abuso de álcool, já que o efeito analgésico proporciona uma sensação de alívio. Ah, e também é importante lembrar que, caso você esteja sentindo dores frequentes, o melhor a se fazer é consultar um médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s