Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 dicas alimentares para prevenir o câncer

Um estudo publicado no Jornal da Faculdade Americana de Nutrição (JACN) apresentou um guia com alimentos que devemos consumir e outros que devemos evitar

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 12 abr 2024, 14h14 - Publicado em 27 jul 2016, 17h02

Pode escrever na lista do mercado: frutas, grãos, legumes e vegetais! Um estudo publicado no Jornal da Faculdade Americana de Nutrição (JACN) apresentou um guia com 6 dicas alimentares para prevenir o câncer e classificou esses quatro itens como indispensáveis. “Comidas baseadas em plantas oferecem uma grande quantidade de antioxidantes e promovem um peso saudável, reduzindo o risco de todos os tipos de câncer a longo prazo”, explica Neal Barnard, um dos autores da pesquisa e professor da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade George Washington.

Muitos desses alimentos também têm a capacidade de regular a “apopitose”, um processo natural de destruição de células doentes, muito importante para a prevenção do câncer. Consumi-los pode ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. 

Segundo o trabalho científico, mulheres que consomem altas quantidades de frutas e verduras diminuem o risco de câncer de mama em 11%. Aquelas que se alimentam de vegetais ricos em carotenoides, como cenoura e batata doce, atenuam esse risco em 19%. Produtos de soja também são bem-vindos para esse tipo de câncer. Mas opte por produtos naturais, como feijão de soja e tofu orgânico, e evite a proteína de soja concentrado e isolada, como em pílulas.

No entanto, alguns alimentos devem ser evitados, se quiser diminuir ainda mais suas chances de ter cancer. São eles: 

Álcool
Uma bebida alcoólica por semana aumenta o risco de câncer de boca, faringe e laringe em 24%.

Continua após a publicidade

Carne:

– vermelha e processada
120 gramas de carne vermelha – algo como um pequeno bife – por dia eleva o risco de câncer de colorretal em 28%. Já 50 gramas de carne processada – como duas fatias de bacon ou uma linguiça – aumenta esse risco em 21%. 

– grelhada e frita
Altas temperaturas e um tempo longo de cozimento das carnes aumentam os riscos de câncer de colum, reto, mama, próstata, rins e pâncreas.

.
. ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.