Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Roupas escuras e cheiro de suor atraem o mosquito da Dengue, dizem pesquisas

O bichinho reconhece tonalidades e odores pelas antenas, que estão cheias de neurotransmissores

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 15h06 - Publicado em 12 fev 2016, 13h04

Você pode se espantar ao saber, mas o Aedes Aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya, da febra amarela e da zika – não escolhe as suas vítimas aleatoriamente. Segundo pesquisas, ele é atraído por características específicas – que envolvem até mesmo a cor de nossas roupas.

As responsáveis por isso são suas antenas, que têm muitos neurotransmissores e identificam aspectos favoráveis para a picada. Um deles é a preferência por tons fechados, especialmente o preto. Os mosquitos são fotossensíveis, ou seja, não lidam bem com a luminosidade. Além disso, ainda é atraído pelo calor. Por esses motivos, teria preferência por tecidos escuros, como alerta o tira-dúvidas do Ministério da Saúde.

Outro ponto são os odores naturais do corpo humano, como o suor e o chulé. A bióloga e pesquisadora da USP, Margareth Capurro, explicou ao Jornal Nacional, que quanto mais limpa a pessoa estiver, menos atrativa ela vai ser para o mosquito, já que o aroma natural da nossa pele estará amenizado. Outra dica? “O perfume repele. Porque ele está mascarando o cheiro do corpo humano. A gente sabe que se você usa o perfume eles não gostam”, disse.

Mas, é claro, tomar banho e trocar de roupa não são formas de evitar a transmissão, se aplicadas sozinhas. “O que você faz para evitar a picada ajuda você a não ter a picada. Mas se você também não retirar os criadouros da sua casa você vai ter o mosquito na sua casa”, aponta Capurro. Também segundo o Ministério da Saúde, “a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos”. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.