Como controlar a pressão arterial em casa

As doenças do coração afetam cada vez mais mulheres. Trocas simples na alimentação são capazes de manter sua saúde

Mulheres com 40 anos devem redobrar os cuidados para evitar a doença na menopausa
Foto: Getty Images

Seu coração é uma máquina que bombeia sangue para o corpo. A força dele para executar essa tarefa é chamada pressão arterial. Se for maior do que 13 por 8,5, indica pressão alta.

No caso feminino, a pressão alta está envolvida em 35% dos problemas de coração, afirmam os médicos Otávio C.E Gebara e Raul Dias dos Santos, autores do livro Coração de Mulher (Ed. Abril, 24,90 reais). Mais: 80% das mulheres tornam-se hipertensas após a menopausa. São fatores de predisposição: pais ou avós com a doença, sobrepeso, consumo alto de sal, sedentarismo e stress.

Cardápio aliado

Como controlar a pressão arterial em casa

Alterações simples no cardápio ajudam a evitar o problema
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Peixes
Sardinha, atum ou salmão devem ser consumidos ao menos quatro vezes por semana. Ricos em ômega 3, gorduras insaturadas e vitamina D, eles ajudam a reduzir a pressão arterial.

Ervas
O sal retém líquido e dificulta a circulação. Ao reduzir 1 grama de sal por dia, diminui-se em 2% a chance de morte por problemas cardiovasculares. A nutróloga Isabel Jereissati dá uma receita de tempero para usar menos sal: no liquidificador, bata 1/2 xícara (chá) de sal com a mesma quantidade de alho e alecrim desidratados, 1 colher (sopa) de páprica e outra de mostarda em pó. Guarde na geladeira. Dura três meses.

Castanhas
Podem ser de caju, nozes, amêndoas, avelã ou castanha-do-pará. Cheias de antioxidantes, elas protegem as artérias e ajudam a evitar problemas de circulação e coração. Mas, não abuse: elas são muito calóricas.

Folhas verde-escuras
Espinafre, brócolis, couve e outras folhas verde escuras são fontes de cálcio, potássio, ferro e magnésio – substâncias vasodilatadoras. Outro benefício: a vitamina B, que o cérebro usa para fabricar serotonina, o hormônio do bem-estar

Como controlar a pressão arterial em casa

Meditar todos os dias faz bem à saúde
Foto: Getty Images

Coração tranquilo

Pesquisas comprovam que a meditação diminui em 30% as mortes decorrentes de problemas cardiovasculares. Nesse estado, você consome menos oxigênio, desacelera os batimentos cardíacos e o metabolismo diminui. Faça a meditação a seguir duas vezes ao dia, por cerca de vinte minutos, e deixe seu coração mais tranquilo:

1. Descalça, sente-se bem acomodada em uma cadeira, mantendo os pés apoiados no chão.

2. Mantenha a coluna reta. Solte os ombros e evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração.

3. Incline levemente o queixo para baixo mantendo-o paralelo ao corpo. A língua deve ficar no céu da boca. Mantenha os olhos semiabertos e fixe-os num ponto.

4. Coloque a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, tente não pensar em nada específico, deixe a mente vazia e respire somente pelo nariz.

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