Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ação mostra quanto sangue é desperdiçado por causa do preconceito

Ainda faz sentido impedir homens gays de doarem sangue?

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 10h43 - Publicado em 3 Maio 2016, 13h47

Você sabia que em pleno 2016 homens que se relacionam com outros homens ainda são impedidos de doar sangue? E você tem ideia de quanto sangue saudável está sendo desperdiçado por causa dessa norma arcaica? 

Pensando no fato de que essa realidade é desconhecida para a maioria das pessoas, o movimento All Out colocou nas ruas de São Paulo um caminhão mostrando as centenas de bolsas de sangue que são rejeitadas diariamente no país. A ação é parte de uma campanha global da ONG, chamada #WastedBlood (Sangue Desperdiçado, em tradução livre). Cerca de 50 países ao redor do mundo ainda proíbem homens gays e bissexuais de doarem sangue.

wastedblood.com.br
wastedblood.com.br ()

Aqui no Brasil a proibição vem da Portaria 2712, de 12/11/2013, do Ministério da Saúde. Na entrevista realizada antes da doação não há referência a respeito da orientação sexual, mas é solicitada a informação sobre parceiros sexuais. Se um homem declara que teve relações com outro homem nos últimos 12 meses, o candidato é automaticamente dispensado.

Continua após a publicidade

Obvio que é possível mentir no formulário, mas vamos combinar? Não é justo que uma pessoa disposta a doar seu tempo e seu sangue tenha que fazê-lo de forma clandestina. Além disso, a existência desse pré-requisito reforça o preconceito e a ideia de que homens que se relacionam entre si são promíscuos. Tá na hora de mudar, né?

Vale lembrar que toda e qualquer bolsa de sangue doado passa pelo mesmo processo de verificação, independente do que diz o formulário do doador. Ou seja: o processo continuaria sendo seguro, a diferença é que ele passaria a ser mais inclusivo. E é assim que deveria ser, já que milhares de pessoas carecem de doações no Brasil.

Liquidlibrary/Thinkstock
Liquidlibrary/Thinkstock ()

A campanha em São Paulo foi desenvolvida pela Agência Africa e está sendo feita em parceria com a Truckvan, que disponibilizou o caminhão. A #WastedBlood também colocou no ar uma plataforma virtual, onde homens gays e bissexuais podem entrar numa fila de espera simbólica para se tornarem doadores. Dessa forma dá para se ter uma noção do tamanho do desperdício ao redor do mundo.

https://wastedblood.com.br/
https://wastedblood.com.br/ ()

Aqui na América Latina, países como México, Argentina e Chile já reformularam suas regras e hoje a orientação sexual não influi em nada na entrevista para doação de sangue. Mesmo assim, até mesmo nações desenvolvidas com Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, França e Holanda continuam rejeitando doações de homens que mantém relações homossexuais. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.