Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Diabetes e colesterol aumentam o risco de doenças do coração

Essa dupla é silenciosa e pode colocar seu coração na corda bamba. E a ameaça é ainda maior em mulheres que já passaram pela menopausa. Saiba como se proteger

Por Gustavo Curcio (colaborador)
Atualizado em 15 jan 2020, 01h14 - Publicado em 30 set 2014, 21h00

Diabetes: ameaça maior ao coração da mulher

O excesso de açúcar no sangue estreita as artérias e dificulta a circulação. Esse problema ocorre em todo o corpo, mas se concentra nos olhos e no coração, trazendo danos muitas vezes irreversíveis, como a cegueira. O acúmulo de placas de gordura no coração provocado pelo diabetes é uma das principais causas de ataques cardíacos.

Por que isso é mais preocupante no sexo feminino

Segundo Marcelo Cantarelli, cardiologista e idealizador da campanha Coração Alerta, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos é mais perigoso em mulheres porque as artérias femininas são naturalmente mais estreitas que a dos homens. Aí a redução do fluxo de sangue que vai para o coração acaba sendo maior – e mais ameaçadora.


Colesterol: o problema cresce depois da menopausa

Durante a fase reprodutiva, os níveis de colesterol da mulher quase sempre permanecem sob controle (há exceções, ninguém pode se descuidar!). Esse quadro muda na menopausa, quando o estrógeno despenca. “Esse hormônio impede que o colesterol grude nos vasos”, explicam os cardiologistas Otavio Gebara e Raul Dias dos Santos no livro Coração de Mulher, da Editora Abril. Sem proteção do estrógeno, o colesterol tende a subir, pegando muitas mulheres de surpresa. Por isso é importante se cuidar desde cedo e maneirar no consumo de gordura trans, presente em muitos industrializados, e de gordura saturada, encontrada em alimentos de origem animal, como a carne.


Peso controlado e corpo ativo, coração a salvo

É comum a mulher engordar na menopausa, principalmente na região abdominal, e se conformar com isso, acreditando que se trata de algo inevitável nessa fase da vida. O problema é que esse fator potencializa o aparecimento de diabetes e é uma ameaça a mais para o coração, que fica sobrecarregado com os quilos extras. Veja que cuidados tomar para evitar a obesidade e ainda manter a glicemia e o colesterol sob controle:

  • Faça exercícios aeróbicos. Caminhar 30 minutos três vezes por semana reduz em até 40% o risco de ter problemas cardíacos.
  • Diminua a ingestão de sal e açúcar.
  • Controle o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Faça exames de rotina pelo menos uma vez por ano.
  • Se for diabética, controle a glicemia e use os remédios que o médico receitar. O mesmo vale para quem tem colesterol alterado.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.