Mal de Alzheimer: saiba quando é hora de procurar o médico

Entenda o que é o mal de Alzheimer, doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios

Laura Cardoso e Murilo Rosa em cena de “Araguaia”
Foto: TV Globo/Divulgação

A doença chamada Alzheimer está em destaque na trama da novela “Araguaia”. Uma das personagem da trama, Mariquita (Laura Cardoso), sofre com o mal e já tem parte da memória afetada. Mas afinal, o que é esta doença e como saber que é hora de procurar um médico?

O Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico, orientação e outras. Assistir às cenas de Mariquita é um ótimo alerta para que as pessoas atentem para o problema de causa desconhecida que atinge 5% da população a partir dos 60 anos.  Após os 80 anos, a incidência da doença é de 15%.

Estimase que, no Brasil, aproximadamente 700 mil pessoas sofram de Alzheimer. “A evolução da doença é lenta e o indivíduo pode levar décadas com ela. A pessoa tem alteração da memória recente, mas consegue evocar coisas do passado. Já existem estudos tentando desenvolver uma vacina”, explica Rogério Tuma, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quando procurar um médico
Os sinais de que o mal de Alzheimer pode estar se instalando são: a falta de memória começa a afetar as atividades do dia a dia e no trabalho; há dificuldade para comunicar-se; há desorientação no tempo e no espaço; a capacidade de juízo e de crítica é diminuída; a dificuldade de raciocínio fica evidente; alterações do humor e do comportamento, além de mudanças na personalidade.

Outros sintomas do Alzheimer são depressão, ansiedade, apatia, dificuldade de planejamento, dificuldade para reconhecer amigos e familiares, dificuldade de locomoção, sono irregular e até delírios, como mania de perseguição.

Para enteder mais sobre o mal de Alzheimer, assista na internet o documentário “Clarita”.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s