Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mantenha sua cólica sob controle sem tomar remédios

São poucas as sortudas que passam o mês sem desconfortos menstruais. Grande parte das mulheres sente certo incômodo, enquanto outras sofrem com dores insuportáveis. Veja como aliviar o problema!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 23h33 - Publicado em 23 Maio 2013, 21h00

Remédios naturais podem aliviar as cólicas
Foto:ThinkStock

Ninguém merece ficar de cama porque a menstruação desceu. Mas infelizmente, ainda hoje, muitas mulheres sofrem com cólicas fracas ou fortíssimas. Chamada também de dismenorreia, a cólica menstrual começa com o final do ciclo. Quando o óvulo não é fecundado, os níveis hormonais (do estrógeno e da progesterona) caem e inicia-se a descamação natural do endométrio. Para que ele possa se descolar da parede do útero e ser expelido, o corpo se contrai. Quanto maior forem as contrações, maior será a dor. Mesmo que seja “normal” sentir cólica, ela não deve passar despercebida. “Doenças como a endometriose e os miomas também podem ser responsáveis pela dor”, alerta a ginecologista Rosa Maria Neme (SP). Os sintomas dessas doenças são: dores fortes ou que acontecem muito antes da menstruação ou depois que ela termina. Se for o seu caso, procure já o médico. Agora, se sua cólica não passa de uma dorzinha, siga nossas dicas para melhorar a qualidade da sua vida “naqueles dias”.

Comidinhas e chás
A nutricionista Fulvia Hazarabedian, da Bio Ritmo (SP), indica ômega 3, óleo de prímula, alimentos ricos em fibras e muita água para fazer o intestino funcionar e impedir a compressão do abdome. Chá de camomila e de erva-doce reduzem espasmos musculares e possuem ação anti-inflamatória. Evite bebidas com cafeína, refrigerantes e chocolates porque podem agravar o processo de contração.

Exercício analgésico
Alongamento, ioga, caminhada ou passeios de bicicleta são exercícios indicados, pois são moderados. Essas atividades liberam endorfinas, que possuem propriedades analgésicas.

Continua após a publicidade

Atenção dobrada
Os anticoncepcionais tendem a melhorar as cólicas. Mas, cuidado, na endometriose a doença pode ser mascarada. Por isso, diante da cólica forte, o ginecologista deve ser consultado para indicar o tratamento adequado e evitar o diagnóstico tardio.

Santa água quente
Tanto o banho de chuveiro quanto a imersão em banheira com água quente podem estimular a vasodilatação das artérias que irrigam o endométrio. A bolsa de água quente também provoca essa dilatação no local, gerando a sensação de relaxamento e aliviando o desconforto.

Toque de alívio
Xi… a dorzinha chata pintou novamente? Faça o seguinte exercício de “acupressão” (que estimula os pontos de acupuntura com a pressão dos dedos). O massagista Dorcival Soares de Freitas, do Gilberto Cabeleireiros (SP), garante que em 70% dos casos ele alivia a dor. Mas, atenção: “Apertar a região da barriga ou das costas não é recomendado, pois pode aumentar o fluxo menstrual. O recomendado é pressionar dois pontos específicos na perna”, diz.

Continua após a publicidade

1. Aperte o ponto localizado três dedos abaixo do joelho (na parte carnuda) na lateral externa, ao lado da tíbia.

2. Pressione acima do tornozelo, na parte interna da perna, a quatro dedos acima do ossinho do tornozelo (aquele que fica à mostra).

Exercício: pressione um ponto de cada vez ou apenas um deles, entre 10 e 30 segundos (até a dor passar), ou faça 20 movimentos circulares com o dedo no ponto, no sentido horário.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.