Benefícios proporcionados pelo suco de uva

Conheça todos os benefícios terapêuticos que o suco de uva proporciona, como aumento da imunidade e prenvenção de doenças do coração e câncer

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 29/09/2011 em

Máxima

um conteúdo de

Benefícios proporcionados pelo suco de uva

Um copo (200 ml) de suco de uva tinto integral = 146 calorias
Foto: Getty Images

Tomar apenas um copo de suco de uva escura por dia é um santo remédio. Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol encontrados na fruta são os responsáveis pelos benefícios à saúde. "A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva. Ele funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos", explica a nutróloga Cristiane Coelho.

Essa ação também é feita em nosso organismo: o resveratrol combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (o popular derrame). A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco.

E não é só: a bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, principalmente os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no periódico americano Journal of Nutrition, os compostos antioxidantes encontrados nas uvas previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.

Saudável e jovem

Os 20 antioxidantes presentes na uva (especificamente na casca da espécie roxa ou rosada - as uvas brancas e verdes não contêm as mesmas substâncias) agem em sinergia para combater os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.

· O suco repara as células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.

· Favorece as funções hepáticas (do fígado) e é um valioso estimulante digestivo.

· Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga).

· Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso.

· Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

Sugestão de receitas

Compra certeira

Existe uma variedade enorme de refrescos de uva nos supermercados. Mas é bom ficar atenta ao rótulo dos produtos: quanto menor for a quantidade de polpa da fruta na bebida, menor é seu valor nutricional. Os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais. Aprenda a diferenciar:

Natural integral
Possui 100% de polpa de fruta, por isso é o tipo que apresenta a composição mais próxima à do vinho. Não contém açúcar nem é diluído em água. Normalmente é vendido em garrafas de vidro e seu custo é um pouco mais alto.

Néctar
Tem de 20% a 30% de polpa na composição. Leva adição de água, açúcar, corantes e aromatizantes. É vendido em embalagens de caixinha Tetra Park.

Refresco
Com 2% a 10% de uva na fórmula, está na categoria das bebidas à base de soja com sabor de frutas.