Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O Brasil é o país da América Latina com mais casos de depressão

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença ao redor do mundo. O assunto vai pautar o próximo Dia Mundial da Saúde, realizado pela OMS em abril.

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 19h51 - Publicado em 23 fev 2017, 15h27

A Organização Mundial da Saúde (OMS) liberou hoje (23) um levantamento sobre depressão e outros distúrbios mentais, como é o caso dos transtornos de ansiedade.

Os dados são alarmantes, e mostram que o Brasil é o país com mais incidência de depressão e de ansiedade em toda a América Latina.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem atualmente de depressão ao redor do mundo. O número é 18% maior do que há dez anos. A porcentagem da população mundial afetada chega atualmente a 4,4%.

Por aqui, o caso é ainda mais crítico: 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão – sendo esta porcentagem maior do que a do Paraguai e de Cuba, 5,5% e 5,2%, respectivamente.

“A depressão é diferente de flutuações habituais de humor e respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana”, atenta-se a OMS em declaração. “Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou severa, a depressão pode se tornar um sério problema de saúde”.

Continua após a publicidade

Os dados da organização mostram ainda que a doença leva cerca de 800 mil pessoas ao suicídio todo ano – sendo uma das principais causas de morte para jovens entre 15 e 29 anos.

E mais: as mulheres são as mais afetadas pelo distúrbio: 5,1% delas são vítimas da depressão. A porcentagem entre os homens é de 3,6%.

As consequências econômicas destas doenças envolvem a perda de 1 trilhão de dólares por ano no mundo, especula a OMS.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.