Os cientistas querem que você passe mais tempo no meio do mato

Já ouviu falar em "banho de floresta"? Pois é... imergir na natureza pode melhorar a sua saúde muito mais do que você imagina!

Muita gente que mora nos centros urbanos nem consegue lembrar da última vez em que esteve em meio à natureza. Se esse é o seu caso, talvez seja hora de repensar certos hábitos. Ninguém está sugerindo que você abandone a cidade e passe a viver no melhor estilo ermitão, mas, acredite: se jogar no meio do mato de vez em quando pode melhorar muito a sua vida!

Os japoneses já sabem disso faz tempo e eles tem até uma expressão para a imersão na natureza: banho de floresta. Lá, há diversos estudos sobre o tema e até criou-se um novo conceito dentro da chamada medicina preventiva, é a forest medicine (medicina de floresta). O que aqui é tratado como ~coisa de hippie~, lá abrange pesquisa com tecnologia de ponta.

Na Universidade de Chiba, que fica próxima a Tóquio, está o principal centro de estudos sobre o assunto. O professor Yoshifumi Miyazaki é um dos maiores pesquisadores da medicina de floresta e ele aponta que o cheiro da mata é um dos grandes responsáveis pelos benefícios que ~o banho~ pode trazer. Isso se dá por causa dos fitocidas, substâncias que são liberadas pelas plantas e que têm o poder de combater micro-organismos nocivos aos seres humanos.

thinkstockphotos-527535060

Ele também chama a atenção para o fato de que o nosso corpo foi projetado para ter contato com a natureza e que é um erro acreditar que o recente fenômeno de aglomeração urbana acabou por adaptar completamente o organismo humano. Para ele, retornar ao espaço verde é basicamente uma necessidade fisiológica e isso pode ser percebido na prática.

Segundo extensas pesquisas comandadas por Miyazaki, os fitocidas tem o poder de reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e o nível dos hormônios responsáveis pelo estresse, ao mesmo tempo em que aumenta as as atividades do sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento do organismo).

Outro resultado é o aumento das chamadas células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer). Essas células são importantíssimas para o nosso sistema imunológico, pois ajudam a combater uma série de vírus e podem até prevenir tumores. 

thinkstockphotos-487719160

Os benefícios da tal terapia de floresta são levados tão à sério que existe até uma Sociedade Internacional da Medicina de Floresta e da Natureza. Esse grupo organiza e incentiva uma série de atividades, como caminhadas pela mata guiadas por médicos especializados no assunto. Mesmo assim, o resto do mundo ainda está engatinhando em comparação aos nipônicos.

De qualquer forma, uma coisa é certa: felizmente, os estudos vindos do Japão são basicamente universais e o banho de floresta é algo que pode ser praticado por todo mundo. E o melhor: o contato com a natureza não tem contraindicações, desde que você tome precauções de segurança no ambiente em que for explorar (lógico!). Quer mais uma vantagem? É só olhar ao redor, pois a gente tem a sorte de morar num país naturalmente projetado para o contato com o verde!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s