(none)

11 soluções para problemas no estômago

Saiba como aproveitar melhor as delícias da culinária sem sofrer no dia seguinte

Publicado em 12/02/2009

Tyciane Vaz

Conteúdo ANAMARIA

A grande variedade de alimentos 
apimentados pode causar indigestão
Foto: Dreamstime

1. Nada de regime rigoroso 
Não é correto passar fome dias antes só para se esbaldar nas festas. Na semana anterior ao Natal faça refeições balanceadas, com carnes magras e muitas frutas e verduras.

2. Coma antes de sair de casa 
Antes de se maquiar para a festa, coma uma salada ou uma fruta acompanhada de um suco natural. Alimentar-se um pouco antes de sair de casa diminui o risco de você comer mais do que deveria.

3. Saladas na entrada 
Antes de tudo, coma legumes e verduras. Esses alimentos são pouco calóricos e garantem que você não ataque o prato principal com aquela fome de leão.

4. Preste atenção em seu corpo 
Cuidado com seus limites. Se você for diabética, evite os doces. Se tiver colesterol alto, não abuse dos alimentos gordurosos. “Apenas experimente as guloseimas. Respeite seu histórico de saúde”, aconselha o médico Carlos Lazzarini.

5. Coma de tudo, mas devagar 
Vai ser difícil resistir a tantas opções apetitosas na sua frente. A dica é provar um pouco de cada prato, em pequenas porções e com intervalos entre um e outro alimento. Assim,seu organismo digere melhor a comida. Isso alivia a sensação de peso que temos ao comer, ao mesmo tempo, todas as iguarias da ceia.

6. Corte as gorduras
Quanto menos gordura, mais saudável será seu prato. Se for possível, troque a carne de porco por carne branca, peru ou chester, pois elas são menos gordurosas. E procure resistir aos molhos que costumam regar as carnes

7. Fuja da maionese
Evite as receitas com maionese. Por mais tentadoras que sejam, elas costumam estragar com facilidade (mesmo se mantidas na geladeira) e causar intoxicações intestinais. Deixe para provar esses pratos apenas em casa.

8. Cuidado com o excesso de álcool 
Além de prejudicar a digestão, você corre o risco de dar vexame na festa da empresa. Para prevenir excessos, a dica é não misturar bebidas: se você começar tomando vinho, fique apenas com vinho até o final. Outra dica é revezar bebida alcoólica com água ou sucos. Isso contribui para manter o organismo hidratado.

9. Não durma logo que chegar em casa 
Depois de comer e beber muito, o sono chega. Mas não é recomendável dormir de barriga cheia. A posição deitada pode causar refluxo, aquela sensação de que a comida está voltando do estômago para a boca.

10. Não faça jejum no dia seguinte 
É comum bater um peso na consciência - dá vontade de começar uma dieta daquelas logo que os banquetes terminam. Pois saiba que o jejum total faz mal à saúde! O ideal é fazer uma dieta leve, com muitos líquidos.

11. Caminhe
A prática de exercícios ajuda a queimar os quilinhos a mais. Experimente uma boa caminhada na manhã depois de cada festa. Além disso, coma alimentos sem gordura e sem açúcar. E evite o leite, que pode causar uma sensação de fermentação no estômago.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

ike santos - eu tenho 14 anos e sofria com plobemas estomacais.. depois de tomar ranimax e omeprazol melhorei de - 02/12/2012 21:01:08

Eduardo Palma - Eu tambem tenho problemas de estomago. Estou a tomar o ezomeprazol. - 04/11/2012 21:37:19

hemison - eu sinto muita dor de estamago quando eu toco nele o que devo fazer para melholar isso... - 28/10/2012 16:42:09

marcco lima - minha esposa tem refluxo e esta fazendo tratamento e que saber quais sao os alimento que ela pode comer - 22/08/2012 20:46:10

vania - tenho o estomago sempre um pouco alto e por vezes doi muito mas tambem tenho pedras na vezicula sera esse o motivo.. - 22/08/2012 07:16:13

michelly - todo dia tenho refluxo e dor no estomago não aguentos mais oque eu faço pq todos os dias tomo omeprazol e nada resolver tenho ate medo de comer ate parei de tomar meus remedios para estomagos preciso msm de ajuda *** - 12/07/2012 13:12:18

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.