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Arroz integral reduz a gordura abdominal

90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e afastar males como o câncer

Publicado em 06/09/2013

Reportagem: Lúcia Nascimento | Fotos: Alex Silva

Arroz integral

Uma fina casca - para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente - e não abusavam dos refinados - tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas. 
 

Os benefícios

 
A começar pela barriga, que dá uma enxugada. Em consequência, o coração é beneficiado: células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. "Sem contar que, nos últimos anos, a ciência provou que a distribuição da gordura no corpo é importante para determinar o risco cardiovascular", explica José Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo. "Pessoas que nem sequer têm peso elevado, mas apresentam a adiposidade nas vísceras ou órgãos internos, apresentam um risco maior." Junto a tantas vantagens, existe ainda a menor probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama. 
 
Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes? "A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal", esclarece Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.
 

Todo dia é dia

Quem come arroz diariamente costuma se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições — e aí o corpo agradece com todas as suas forças. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, pesquisadores americanos constataram que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B. Muito pelo contrário. 
"O ideal é ingerir o alimento na maioria das refeições", sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. "Não há uma recomendação mínima, mas o correto é substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas, como esse é um hábito novo para boa parte da população, o mínimo consumido já é válido", conclui. 
 
O estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseou-se no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. O resultado mostrou ainda que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal. "O arroz em si, principalmente o integral, é considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais", confirma a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Bandeirantes, na capital paulista. "A longo prazo, sua ingestão diminui mesmo o risco de diversas doenças." 
 

Mais bonita e feliz

Os tipos integral e parboilizado também ganham destaque pelos teores de metionina, um aminoácido essencial que evita a queda dos cabelos e hidrata pele e unhas. "Sem contar que a metionina é precursora de um neurotransmissor, a serotonina", conta Patrícia. Essa substância é uma espécie de antidepressivo natural. O aminoácido ainda auxilia na redução do colesterol e afasta a fadiga crônica. 

Comentários

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<b>JOAO CARLOS CRUZ</b> - Entendo os beneficios do arroz integral a saude, o que diferencia o arroz branco do integral é basicamente o farelo de arroz que esta presente no arroz integral, tenho lido sobre o farelo de arroz e seus beneficios, conclui que o farelo de arroz é o elemento presente no arroz integral que tras este beneficios a nossa saude, baseado nisso pergunto se eu consumir farelo de arroz, terei os mesmo beneficios? parece que sim, pelo que li em varios blogs especializados, por isto vou comecar a consumi-lo em yogurte e outros alimentos, deem uma olhada e tirem suas conclusoes, vi no mercadolivre e estou comprado para testar, antes vou medir meus indoces de glicemia e compara-los depois - 07/03/2014 16:48:42

wguyiducw gravure zippo http://www.jeuxselect.fr/12-bougie-et-utilitaires-briquets-zippo - 24/02/2014 17:56:28

<b>Marinalva</b> - Olá!Adorei essa publicação sobre o arroz integral. Há dois meses estou comendo-o continuamente e já me acostumei. Adoro! Congelo o arroz em saquinhos, isso facilita muito. Ah! Realmente ele colabora para enxugar a barriga. Valeu!Abraços! Marinalva - 14/02/2014 21:50:30

<b>MONICA CRISTINA LIMA DIAS FERREIRA </b> - estou comendo sim o arroz e outros alimentos integrais e estou gostando porque tenho a diabetes e não quero vacilar com minha saúde. - 13/02/2014 19:53:33

<b>Maysa</b> - Olá! Bom.. Faz mais de uma semana que eu estou comendo arroz integral e é uma maravilha, estava com 68 quilos tenho 1,65 de altura, estava pré-obesa, começei a ingerir alimentos mais saúdaveis como: arroz integral, pão integral, requeijão light e salada de frutas sem açucar no meio que cada refeição ( de 3 em 3 horas) o tempo passou depois de 12 dias fui para balança emagreci 4 quilos em poucos dias, graças ao alimentos saudaveis, em todas as refeições como muita muita salada.OBS: tenho 17 anos, claro que é muito mais fácil, mais persistindo e muito eu consegui, durmo melhor, me alimentos bem, e quando você como em u periodo de tempo de 3 em 3, seu corpo se acostuma rapidamente, é fácil só tem que querer! - 06/02/2014 17:05:51

<b>Luzineia</b> - Comecei a pouco tempo a consumir o arroz integral,antes o que me assustava era a cor dele,mass como sou uma apreciadora de arroz n¿o estou tento dificuldades em ingeri-lo,notei que meu intestino est¿ funcionando bem melhor,a saciedade e maior,espero ter maiores resultados,sei que vale a pena tudo por uma vida mais saud¿vel. - 30/01/2014 18:32:44

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