nao

Saiba as vantagens de consumir castanha-do-pará

A castanha-do-pará afasta doenças do coração, previne câncer, retarda o envelhecimento e acelera o metabolismo. Veja como incluí-la no cardápio!

Publicado em 22/12/2011

Reportagem: Marjorie Zoppei - Edição: MdeMulher

Conteúdo MÁXIMA

Uma unidade de castanha-do-pará contém 27 calorias
Foto: Sheila Oliveira

Fruto de uma enorme castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica, essa noz é superpoderosa. Batizada também de castanha-do-brasil (pois é assim que ficou conhecida país afora), possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Mas a grande estrela é o selênio, um mineral altamente antioxidante que garante longevidade. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirma que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia.

Saiba como usar castanhas para evitar problemas cardiovasculares

Conheça os benefícios do suco verde para saúde

O selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla. A tireoide funciona a pleno vapor na presença do mineral: se não fosse ele, os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam. Mas não vá com muita sede ao pote: "Como qualquer oleaginosa, essa noz é rica em gorduras. Cerca de 70% de sua composição é de ácidos graxos insaturados, como os ômegas 3 e 6, as chamadas gorduras do bem", explica a nutróloga Cristiane Coelho. Mesmo assim, em excesso, contribui para o aumento de peso. Uma única unidade contém 27 calorias.

Alimento que funciona

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais. Isso porque, além de nutrir, ela promove benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. "O ômega 3 diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório. As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor e ainda afastam a depressão", conta Cristiane.

Óleo na engrenagem

Atualmente, também é possível encontrar a castanha em óleo, cujas qualidades são as mesmas do fruto. Com gosto suave, é recomendado para temperar saladas ou dar um toque saboroso aos assados e cozidos. "Não aqueça o azeite de castanha. No fogo, suas propriedades vão embora e ele pode ganhar substâncias tóxicas", diz a especialista. Lembre-se: o óleo também tem grande valor calórico e o consumo não deve ultrapassar uma colher de sopa (90 calorias) por refeição.

Guarde bem!

Por causa do alto teor de gordura, a castanhado-pará fica rançosa facilmente. Mantida na geladeira, ela dura cerca de cinco meses. Já em locais arejados e secos, seu sabor é preservado por até três meses.

Sugestão de receitas

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Vânia Luz(do youtube) - Eu simplesmente amo essa castanha - 12/12/2013 20:56:00

Newmary - Tive depressão e fiz tratamento com um psiquiatra e psicólogo por 6 anos, usava dois tipos de remédios controlados,mais mesmo depois do tratamento,às vezes ñ me sentia bem e ñ conseguia dormir direito à noite.Daí lembrei que a castanha do Pará é boa pra saúde, ñ sabia pra quê tanto,só sei que comecei a comer por dia no café da manhã 1 castanha do Pará e 3 castanhas de cajú,depois de alguns dias já estava dormindo bem.29/07/2013 - 29/07/2013 23:41:40

Gilberto Santos - Comprei muita castanha do pará com a casca mais ou menos cortado. Como aqui em Curitiba é muito frio, toda a castanha ficou mofada. Gostaria de recuperar a mesma, o que devo fazer. Tem quase 8 kg...Obrigado. - 23/05/2013 22:21:45

Jason Siilva Malafaia - Gostaria de saber as respostas que foram datas a essas perguntas, Por favor me mandem nos as respostas nos mínimos detalhes.Certo que serei aterndido, desde já agradeço.olivio campregher - Boa Noite!Acabei de assistir no FANTASTICO da Globo, algumas informacoes s/diversos tipos de castanhas. Com relacao a Castanha do Para, informaram que esta e campea em gorduras. Que e necessario consumi-las com cuidado, pois, a gordura da Castanha do Para produz colesterol LDL(ruim) e nao HDL(bom).Tenho 74a. Ja tive meu "evento" cardiologico ha 12 anos. Levo minha vida super normal e bem, pois, o "evento"me deu otimas licoes de vida e comportamentos alimentares , fisicos e psicologicos.Junto ao meu matinal de cereais UMA CASTANHA DO PARA , diariamente.Pergunto: Devo continuar, mesmo sabendo que contribui p/formacao do COLESTERO; LDL(ruim)?Os demais bebeficios que ela oferece, suprem o a formacao do LDL? Muito obrigado e aguardo retorno. - 02/12/2012 23:49:46 - 02/03/2013 23:00:07

Ana Paula - Caso a castanha fique rançosa e a consumirmos, fará mal à saúde? - 05/01/2013 21:04:36

olivio campregher - Boa Noite!Acabei de assistir no FANTASTICO da Globo, algumas informacoes s/diversos tipos de castanhas. Com relacao a Castanha do Para, informaram que esta e campea em gorduras. Que e necessario consumi-las com cuidado, pois, a gordura da Castanha do Para produz colesterol LDL(ruim) e nao HDL(bom).Tenho 74a. Ja tive meu "evento" cardiologico ha 12 anos. Levo minha vida super normal e bem, pois, o "evento"me deu otimas licoes de vida e comportamentos alimentares , fisicos e psicologicos.Junto ao meu matinal de cereais UMA CASTANHA DO PARA , diariamente.Pergunto: Devo continuar, mesmo sabendo que contribui p/formacao do COLESTERO; LDL(ruim)?Os demais bebeficios que ela oferece, suprem o a formacao do LDL? Muito obrigado e aguardo retorno. - 02/12/2012 23:49:46

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.