Os benefícios da quinua

Especialistas assinam embaixo: esse alimento pode fazer maravilhas pela sua saúde

Publicado em 04/09/2013

Reportagem: Paula Desgualdo | Fotos: Dercílio

Quinua

 

Desde que desembarcou no Brasil, a quinua vem conquistando mais espaço em restaurantes e lojas de produtos naturais. E quem ganha com isso, claro, é o consumidor. "Apreciada e até venerada pelos povos dos Andes, ela é uma refeição", compara o cientista de alimentos Jaime Amaya Farfan, que coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação na Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. "A quinua é muito completa em relação às quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", justifica. 
 
Pesquisas recentes apontam que as fibras e a saponina, substância detergente que recobre a quinua, poderiam reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Incluí-la no cardápio seria também uma maneira de combater a obesidade. "Ainda faltam estudos que esclareçam todos os seus benefícios para a saúde", pondera Farfan. Um sinal de que não são poucos. 
 
Pergunte a qualquer especialista sobre quinua e ele provavelmente irá salientar a qualidade da proteína dessa semente. O segredo não está na quantidade, mas no equilíbrio entre vários tipinhos proteicos que, juntos, oferecem quase toda sorte de matéria-prima de que o organismo precisa. A quinua agrega, por exemplo, a lisina e a metionina, aminoácidos encontrados na dupla arroz com feijão - famosos por serem uma espécie de combinação perfeita. 
 
Outra faceta de dar inveja a qualquer cereal genuíno é a concentração de zinco, cálcio e ferro - esse último, suficiente para convencer os especialistas de que a quinua seria uma solução para casos de anemia. Sem falar nos indícios de que seus fitoestrógenos, que cumprem o papel de hormônios no organismo, ajudariam a afastar a osteoporose nas mulheres depois da menopausa.
 
Se, depois de ler tudo isso, você está se questionando sobre qual é a melhor forma de consumir a quinua para aproveitar tantos atributos, saiba que não existe consenso. "Em princípio, o grão conservaria melhor os nutrientes do que derivados como a farinha", aponta a nutricionista Cristiane Lorenzano, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. O ideal seria assá-lo ou cozinhá-lo - sem exagerar na quantidade de água. Nem é preciso dizer que todas as recomendações só farão efeito se a ingestão de quinua for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de atividade física. 
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

The beaky front fairing gives the Ninja 1000 a crouched and restless feline profile that¿s ready to leap with all ferocity. The slats at the edges, the angular fuel tank, body panels draped in a mix of black and green. honda nsr 125 fairing http://hondavfrfairings.tripod.com - 03/06/2014 19:51:25

Os benefícios da quinua - Alimentação - Saúde - MdeMulher - Editora Abril wholesale bags http://www.googletest.com - 28/03/2014 12:51:32

fljonmi zippo france http://www.jeuxselect.fr/10-armure-briquets-zippo - 24/02/2014 15:12:58

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.