Bendito amendoim: ele ajuda na dieta, protege o coração e pode até melhorar sua libido

Ao contrário do que muita gente pensa, o petisco não é um vilão no cardápio; se consumido na medida certa, ele pode ajudar - e muito - seu metabolismo

Publicado em 28/06/2012

Karla Precioso - Edição MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA

Foto: Getty Images

Seja para acompanhar a cervejinha, na culinária ou nos quitutes da festa junina, o amendoim é uma preferência nacional (sete a cada dez brasileiros costumam comer a semente). É o que revela
uma pesquisa realizada pelo Ibope. Mas, ao contrário do que a maioria pensa, o petisco não é um vilão. Segundo um estudo da Universidade Federal de Lavras (MG), embora bastante calórico,
ele acelera o metabolismo e promove a sensação de barriga cheia, sendo, portanto, um aliado da dieta: “Precisa ser muito mastigado – o que ativa o centro cerebral que controla a saciedade e faz
com que a fome demore mais para aparecer”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori. Além da mãozinha na hora de emagrecer, o alimento contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol e proteger o coração. Descubra os segredos dessa delícia, mas não exagere na hora de petiscar! A recomendação é comer, no máximo, 30 g de amendoim por dia – o equivalente a uma mão fechada.

Amendoim é bom para...

Aumentar a libido: A ciência comprova e o segredo está no alto teor de zinco – nutriente vital para a produção de hormônios sexuais. Mas esse efeito só pode ser observado com o consumo frequente.
Combater a celulite: A semente contém nutrientes importantes que ajudam a evitar as temidas ondulações na pele.
Fortalecer os ossos: Sua taxa de potássio ajuda a evitar cãibras e a fortalecer os ossos, diminuindo o risco de osteoporose.
Prevenir o câncer: Seu alto teor de selênio e vitaminas é eficaz na redução da incidência de cânceres de pulmão, colorretal e próstata.
Fortalecer a defesa do organismo: É rico em arginina, aminoácido capaz de estimular o sistema imunológico e de combater sintomas da tuberculose.
Proteger o coração: fonte de ácidos graxos monoinsaturados (gorduras do bem), o amendoim diminui os níveis de colesterol e triglicérides, protegendo contra doenças cardiovasculares.
Retardar o envelhecimento: o amendoim é fonte de vitamina E, que tem propriedades antioxidantes, ou seja, evita a oxidação das células e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Outros 5 bons motivos para comer amendoim
- Afasta a fadiga  o mau humor.
- Fortifica unhas e cabelos.
- Ajuda na cicatrização.
- Converte os estoques de gordura corporal em energia.
- Fortalece e aumenta a resistência dos músculos.

Acerte na escolha

Natural - Esta é a forma ideal para consumir o amendoim. A casca vermelha é muito nutritiva.
Torrado - Deste modo, preserva todos os nutrientes.
Paçoca - Tem excesso de açúcar na composição.
Pé de moleque - O caramelo da receita é armadilha.
Japonês - Cuidado! Tem muito sódio.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.