(none)

Corte 100 calorias por dia e comece a emagrecer

Grandes renúncias à mesa, não. Pequenas reduções calóricas, sim. Essa é a receita que leva à tão sonhada perda de peso

Publicado em 16/09/2013

Reportagem: Carla Conte

Troca alimentar
Se você ingerir 100 calorias a mais diariamente, vai ganhar de 4 a 5 quilos em um ano. Péssimo, não é? Então, trate de seguir as recomendações da nutricionista Vanessa Franzen Leite, da Clínica Emagrecimento, Beleza e Saúde, em Porto Alegre.
 
1. Antes de almoçar, coma uma fruta. Uma pesquisa da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, revelou que quem opta por uma maçã 15 minutos antes de uma refeição chega a economizar até 187 calorias. 
 
2. Escolha uma sopa de vegetais como entrada. Pesquisadores comprovaram que essa medida reduz o valor calórico do prato seguinte em até 130 calorias. Não valem sopas e caldos ricos em sódio, batata, creme de leite e queijo. 
 
3. Petisque algo doce e leve. Adora um sorvete com calda? Prefira uma taça pequena de salada de frutas (oito colheres de sopa bem rasas) com uma bola de sorvete light sem açúcar. Você poupa até 240 calorias. 
 
4. Uma fatia fina (40 g) de um bolo simples de cenoura, fubá e até mesmo chocolate, sem recheio ou cobertura, representa 257 a menos, na comparação com o mesmo pedaço do doce com ingredientes "pecaminosos", como caldas e afins. 
 
5. Tire o miolo do pão francês e elimine 40 calorias. 
 
6. Resista ao morango com chantilly. Fique com uma taça com seis unidades acompanhadas de um creme mais leve, como um pote de iogurte de baunilha light. Você diminui as calorias de 390 para 150. Feita a conta, são 240 a menos. 
 
7. Experimente uma falsa musse para adoçar o paladar. Bata no liquidificador um copo de iogurte desnatado com a mesma quantidade de gelatina diet pronta. Você reduz 210 calorias - a musse verdadeira tem, em média, 300, enquanto a falsa, só 90. 
 
8. Na hora da pizza, opte por uma fatia de rúcula com tomate seco (262 cal) em vez da de quatro queijos (374 cal). Você poupa 112 cal e ainda ingere mais fibras, o que dá maior saciedade. 
 
9. Deixe de lado a dupla café com pão de queijo à tarde. Tire o açúcar da bebida e troque o mineirinho por uma fatia de pão integral light com outra, bem fina, de queijo branco na chapa (sem manteiga). A economia é de 60 calorias. 
 
10. Esqueça o elevador e vá de escada. Cada minuto de subida gasta em média 14 calorias. Ou seja, cinco minutos de exercício fazem sumir 70 delas.
 
11. Fique atento na padaria. O tradicional pão na chapa (com manteiga) contém 209 calorias. Substitua o francês por uma fatia do integral light com requeijão idem (70 calorias). A economia é de 139 calorias. Além disso, essa escolha dá muito mais saciedade. 
 
12. Vá de desnatados. Troque um copo de leite integral pela versão sem gordura -- são 135 calorias contra 70. Economia de 65 calorias. 
 
13. Beba uma vitamina light em vez de um chocolate frio (leite desnatado com duas colheres de sopa de achocolatado normal), que soma 170 calorias. Prefira bater o leite com quatro morangos. A versão vitaminada soma 110, você economiza 60 e, de quebra, ingere mais nutrientes e fibras. 
 
14. Levante-se da cadeira. Ao atender o telefone, por exemplo, prefira ficar de pé e ande um pouco. Ficar sentado queima 100 calorias. De pé, são 140 a menos. Logo, se por dia você conseguir ficar o equivalente a uma hora em pé, eliminará 40 calorias a mais. 
 
15. Enxugue a gordura da pizza, do pastel ou da fritura. Literalmente. Basta usar um guardanapo ou papel toalha e pronto: você reduz de uma colher de chá a uma de sopa de gordura. A poupança é de 40 a 90 calorias. 
 
16. Coma chocolate. Mas, em vez do Sufflair (50 g/271 calorias), opte por 1 bombom tipo Alpino (70 cal) ou Sonho de Valsa (113 cal). Também é vantajoso substituir uma barra (30 g) com 164 calorias, em média, por uma taça de pudim de chocolate diet ou light sem açúcar. São 114 calorias a menos. 
 
17. Diga sim aos picolés de frutas. Os de limão (55 cal) e uva (62 cal) são bem magrinhos. Já os sorvetes cremosos, ao contrário, levam seu plano por água abaixo. Cada bola tem aproximadamente 40 calorias a mais. 
 
18. Tenha uma vida mais ativa e dê uma volta no quarteirão antes de ir para o trabalho ou voltar para casa. Um pequeno passeio de 10 minutos no bairro pode queimar 50 calorias. 
 
19. Fique com as balinhas do bem. Porque, quando a gente se dá conta, já comeu um monte delas. Para ter uma idéia, uma bala de caramelo ou chocolate contém 40 calorias. Já as light sem açúcar somam apenas 15. Ao ingerir quatro desses regalos mais leves, você economiza 100 calorias. Afinal, eles contam 60, contra 160 presentes na mesma quantidade da versão açucarada. 
 
20. Emagreça seu lanche. Iogurte light é uma boa pedida - ele é nutritivo e só pesa 100 calorias, em média. Porém, optar pelo iogurte light com suco (cerca de 32 calorias) significa uma boa economia de 68! 
 
21. Aposente de vez os refrigerantes comuns. Um copo contém 78 calorias. Já o diet/zero, umazinha só. 
 
22. Fique esperto quando o assunto é bebida alcoólica. Uma dose pequena de vodca (usada na caipirinha, por exemplo) ou whisky contém 240 calorias. Já uma taça de espumante ou uma de vinho apresenta 120. Resultado: 120 a menos. 
 
23. Adoce, mas com adoçante: uma colher (sopa) de açúcar contém 96 e uma de açúcar mascavo, 93. Já a mesma quantidade de adoçante não passa de uma mísera caloria. No mínimo, você reduz 90 das benditas. 
 
24. Fuja da fritura - prefira nuggets ou hambúrgueres preparados no forno. Você economiza muitas calorias, uma vez que as frituras podem tripicá-las. 
 
25. Troque o clássico copo (200 ml) de suco de laranja, que contém aproximadamente 90 calorias, por uma laranjada - suco da fruta misturada com água filtrada. Você economizará pelo menos metade das calorias sem grandes perdas nutricionais.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Jason, in light of Reformation Day, thank you for standing for the truth of the Reformation ¿ which, I fear, is rapidly dissipating in the PCA. Gospel is being morphed into gLAWspel. BTW, Leithart may sound Lutheran in his view of the sacraments, but I don't think any Lutheran worth his confessional salt would claim him. His view of justification would be more at home in Rome. cheap ray ban wayfarers http://www.cheapray-bansoutlet.co.uk/cheap-ray-ban-wayfarer-r1 - 11/04/2014 19:34:58

<b>Renata</b> - No momento estou seguindo uma dieta que foi recomendada por minha amiga e já estou na 3 semana e consegui perder 9kgs. Segue o site da dieta para quem se interessar: www.editoratmb.com/emagrecer/ - 26/02/2014 16:38:25

<b>camila</jcaptcha.do - 18/02/2014 09:26:11

<b>Cristiane</b> - Muito triste ver que as matérias estão preocupadas apenas com as calorias isoladamente, e não com a qualidade de vida das pessoas. Incentivar o uso de adoçantes químicos e ingestão de refrigerantes é lamentável nesta altura do campeonato vocês não acham?Por isso pessoas como o Bruno Leandro vivem no efeito sanfona e não conseguem emagrecer. Cortar calorias adquirindo hábitos mais saudáveis e desintoxicando o corpo de tanta química é a melhor solução para emagrecer com saúde.Diminuir a ingestão de açucares, substituir refrigerantes por sucos naturais sem açucar e chá, e fazer melhores escolhas do que colocar dentro de seu corpo é o melhor caminho.Mesmo assim são boas dicas. - 24/01/2014 10:37:30

<b>vladimir</b> - excelente site ,parabéns, essas pessoas, que ficam se preocupando , com o português , são pessoas , que já desistiram da vida , devem ser gordos (gordas) e horrorosas, tentando desestimular quem está vivo e gosta de si , infelizmente ainda existem pessoas assim , espero que esta nutricionista continue ajudando pessoas , que ainda sintam alegria em viver. - 11/01/2014 10:39:50

<b>Bruno Leandro</b> - Muito bom e não me cobrou nada pela informação. Por isso meus parabéns pela matéria e minha indicação a outras pessoas. Eu infelizmente não consigo manter meu peso estável, só esse ano já variou vinte quilos, vamo ver o que que vai dar agora. Obrigado pelas dicas... - 30/11/2013 18:10:11

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.