Experts dão dicas para uma saúde de ferro

Alguns hábitos saudáveis podem evitar diversas doenças - ou amenizá-las quando for tarde demais

Publicado em 05/07/2012

Rosane Queiroz - Edição: MdeMulher

Conteúdo MÁXIMA

Foto: Getty Images

Para acabar com dores, dar um up na energia e combater doenças, médicos, nutricionistas e terapeutas lançam mão de métodos naturais que dão alívio rápido aos sintomas. Confira suas receitas infalíveis

Mais energia

Turbine o café da manhã
A primeira refeição do dia é a mais importante. Ela fornece disposição para as atividades matinais e repõe os estoques de glicose no sangue, o que nos ajuda a pensar melhor. A falta de um bom café da
manhã gera irritabilidade. Segredo da nutricionista Cynthia Antonaccio (SP) para aumentar o pique:

Coma ao acordar
1 porção de fruta (ao natural ou em forma de suco) rica em vitamina C (kiwi, limão, acerola, mamão).
1 ou 2 porções de carboidrato integral (1 ou 2 fatias de pão integral com requeijão light, cottage, ricota ou queijo branco).
1 porção de proteína (1 xícara de leite com ou sem café).

Beba durante a tarde
1 copo de suco power feito com couve, abacaxi e maçã (esses alimentos ajudam na oxigenação do sangue, melhorando a disposição).
Prepare-o da seguinte forma: no liquidificador, bata 1 fatia de abacaxi, 1/2 maçã e 1 folha de couve.
Tome sem coar para que as fibras auxiliem no efeito desintoxicante.

Colesterol ok!
Consuma berinjela todo dia. Um estudo realizado na universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que a berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol ruim (lDl). “O vegetal
é rico em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e age como um potente antioxidante”, explica Cynthia Antonaccio. Esse efeito diminui a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%. A nutricionista sugere o consumo diário de uma porção de berinjela de forma saborosa: assada, cozida, refogada com outros vegetais, recheada com carne moída... Mas você também pode ingeri-la na forma de suco, até três vezes ao dia. A receita é assim:
1/3 de berinjela com casca
1 copo de água ou suco de laranja
Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Se desejar, coloque pedras de gelo.

Costas sem dor
Aposte no alongamento. Para quem passa muito tempo sentada e, por isso, sente dores nas costas, a fisioterapeuta Ana Claudia Burlandy (SP) indica um exercicio simples e eficiente:
De pé, com a postura ereta, pernas afastadas na linha do quadril. Com os joelhos semiflexionados, junte as mãos e estenda os braços acima da cabeça, virando a palma das mãos para cima. Mantenha a posição por 30 segundos enquanto respira profundamente. Repita o movimento três vezes seguidas e sempre que sentir dor.

Pressão ideal
Cozinhe com ervas. Uma das maiores recomendações médicas para prevenir ou diminuir a pressão alta é reduzir o consumo de sal para 1 colher (chá) por dia. “É preciso lembrar que o sódio não é encontrado apenas no sal de cozinha. Alimentos industrializados, embutidos e temperos prontos, por exemplo, contêm grandes quantidades”, afirma Cynthia Antonaccio. Uma maneira de diminuir
o branquinho nas receitas é lançar mão de ervas e condimentos. Eles realçam o sabor do alimento e ainda melhoram a digestão.

Alho e cebola: temperos que valorizam qualquer prato.
Alecrim: combina com legumes, sopas, arroz e omeletes.
Açafrão: deixa o arroz saboroso.
Gengibre: pode ser utilizado em pratos doces e salgados.
Louro: usado em sopas e feijão.
Manjericão: dá um toque especial a molhos de tomate, tortas e saladas.
Orégano: bom para molhos, omeletes, saladas e molho vermelho.
Pimentas: usadas para condimentar vários pratos quentes.
Salsa: para qualquer prato.

Sal disfarçado
Bata no liquidificador 1 colher (chá) de manjericão, 1 de orégano e 1 de raspa de limão ralada. Pronto: você tem uma mistura que substitui o sal e pode temperar qualquer alimento.

Leveza na cabeça
Faça um exercício de ioga. “A prática de asanas (posturas) melhora a circulação, o que alivia a pressão na cabeça”, diz a professora de iyengar ioga Karina Greccu (SP). Faça este movimento:
Com os olhos vendados, sente-se em posição de lótus. Flexione o tronco para a frente, apoiando a testa numa cadeira com almofada. Apoie os braços na cadeira e fique assim por até dez minutos. “É importante vendar os olhos e usar um apoio macio para relaxar o sistema nervoso central”, diz Karina. Repita sempre que necessário.

Stress zero
Acalme-se com florais. “Naturais, as essências de flores não têm contraindicação e são ótimas para estimular o bem-estar. Elas ajudam a identificar e transformar emoções destrutivas”, diz a terapeuta floral Cynthia Accioly, da Essências Florais (SP). Sua arma contra a ansiedade e as preocupações do cotidiano é o floral Sem Stress (à venda em farmácias de manipulação e lojas de produtos
naturais). Aplique o spray diretamente na boca, quatro vezes ao dia.

Fim da gripe
Use a dupla inalação e canja. O vírus da gripe age de sete até dez dias. “Nesse período, mantenha as vias respiratórias desobstruídas e limpas (com inalação e aplicação de soro fisiológico) e beba bastante líquido (água, suco natural e chá) para eliminar o mal do organismo”, diz o clínico geral Alfredo Carlos Coletti (SP).

Inalação poderosa
A aromaterapeuta Samia Maluf (SP), recomenda a inalação com óleos essenciais, que descongestionam. "Eles podem ser colocados em difusores, inaladores ou na banheira". Sugestões:
Eucalipto - 20 gotas no difusor
Hortelã-pimenta: 3 gotas para inalação em um litro de água fervente, com a cabeça coberta.

Sopa
Uma boa canja de galinha quente tem a força! “A carne de frango, quando cozida, libera cisteína, um aminoácido que ajuda a fluidificar o muco”, explica a nutricionista e pesquisadora de alimentos Neide Rigo (SP). Siga esta receita da Neide, que é tiro e queda:

Ingredientes
4 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
12 coxinhas de galinha
1,5 colher (chá) de sal
6 xícaras (chá) de água quente
2 folhas de louro
2 cenouras pequenas fatiadas
1 talo de salsão (aipo) fatiado
2 batatas médias descascadas e picadas
2 tomates cortados ao meio e ralados (sem pele)
1/2 cebola picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada (sem sementes)
1/2 xícara (chá) de arroz branco
4 colheres (sopa) de salsinha picada.
 
Modo de fazer
Na panela de pressão, refogue o alho no azeite até dourar. Junte as coxinhas de frango e o sal e refogue até que elas fiquem secas. Acrescente a água quente e o louro. Tampe a panela até ganhar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Solte a pressão e abra a panela: a carne deve estar se soltando do osso. Escorra, retire a carne, descarte o louro e volte o caldo para o fogo com todos os outros ingredientes, exceto a salsa. Deixe cozinhar por 15 minutos, sem pressão, ou até o arroz ficar cremoso e a cenoura, macia. Acrescente a água restante aos poucos para obter a densidade desejada. Salpique a salsa picada na hora de servir. Rende: 3 a 4 porções.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Hello apt entire I am also really eager of learning Personal home pages programming,besides I am modish one, I always accustom apt examine posts associated to PHP programming. desert-man.org.ua http://desert-man.org.ua/images/tmp/1405675186_Hello201407.html - 21/07/2014 01:12:07

bpoooyegf trick zippo http://www.jeuxselect.fr/16-edgy-briquets-zippo - 24/02/2014 16:19:25

<b>MADALENA FACUNDES</b> - ootimoooooooooooooo! SEM PALAVRAS - 24/07/2012 13:18:34

<b>Teresa</b> - Haja dinheiro para comprar cottage, ricota, pão de forma, beringela, frutas, óleos, ervas finas...E haja tempo pra fazer ioga, suco no meio da tarde, café da manhã com calma, alongamento...Completamente fora da realidade dos brasileiros. Não tenho vida de madame para seguir essas dicas - 09/07/2012 06:07:53

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.