Morango barra danos provocados pelo álcool

Mas não é só isso: como protege a mucosa gástrica, a fruta ajuda a evitar problemas como gastrite e úlcera

Publicado em 28/02/2012

Reportagem: SAÚDE - Edição: MdeMulher

Mulher segura morangos

Morango também tem poder antioxidante
Foto:


Há um bom tempo o poder antioxidante do morango - proporcionado por substâncias chamadas polifenois que combatem o envelhecimento precoce - é exaltado aos quatro ventos.

Com isso em vista, pesquisadores italianos, sérvios e espanhóis decidiram fazer uma experiência: eles deram o extrato da fruta a cobaias durante dez dias. Passado esse período, induziram os bichos a consumir álcool com a intenção de gerar lesões em sua mucosa gástrica. Foi aí que veio a surpresa: "Aqueles que receberam o morango antes do etanol apresentaram uma importante redução nos danos estomacais quando comparados ao grupo que não ingeriu a fruta", informa Sara Tulipani, pesquisadora da Universidade de barcelona, na Espanha, e coautora do trabalho científico.

Vale esclarecer que o foco do estudo não foi ensinar truques para barrar os prováveis estragos da happy hour. "O álcool foi usado porque tem grande potencial para causar doenças crônicas ou inflamatórias no homem", explica a cientista.

Assim, sob uma perspectiva global, o resultado aponta que o extrato de morango deve ser considerado um grande aliado na prevenção de complicações como gastrite e úlcera.

Receita: suco de morango, maçã e maracujá
Bata no liquidificador 10 morangos, uma maçã sem casca, dois maracujás sem sementes ou 1/2 copo de suco concentrado e um copo de água gelada. Sirva em seguida.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Kennedy kin Michael Skakel released in murder case ajgamma.liveblog.com http://ajgamma.liveblog.com/ - 27/01/2014 13:01:24

J MOUR - Pena que se produz com excesso de componentes nocivos à saúde......... - 29/02/2012 09:43:39

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.