nao

Quinoa: conheça benefícios do grão para a saúde da mulher

Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, quinoa deve ser incluída no prato

Publicado em 24/02/2012

Reportagem: Karla Precioso - Edição: MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA

Experimente colocar sementes de quinoa no tradicional risoto
Foto: ANAMARIA


Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

Descubra qual é o grão ideal para você

Saiba como usar a chia para emagrecer

"O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.

Confira receitas com quinoa

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Gabriella Fernandes Perfetto - Boa Tarde, Gostaria de saber qual a quantidade necess¿ria diariamente. Obrigada - 06/12/2013 15:07:35

Elisabete de azevedo rocha - Estou comendo quinoa, estou gostando. Tenho intoler¿ncia a lactose.Estou com refluxo procurando tirar o gluter. tudo que tem arroz estou comendo. - 10/11/2013 23:09:40

Su - Esse espaço é para comentários, não para responder perguntas ! - 19/09/2013 09:32:24

MAGALY PESSOA - QUINOA CONTEM GLUTEN E LACTOSE , EU NAO POSSO USAR NADA COM ESTES ELEMENTOS E QUAL SERIA MELHOR PARA ACRESCENTAR AOS MEUS MINGAUS DE ARROZINA E DE CREME DE ARROZ PQ NAO OSSO USAR AVEIA TB SO MIILHO , GOMA DE MANDIOCA VI NA LOJA ACHEI CAO NAO COMPREI ME ARREPENDI RSS TAMBEM PRECISO ENTENDER SE ELA PROVOCA MA DISGESTAO SOFRO MUITO COM ISTO ESTOU DE DIETA DE GLUTEN E DE LACTOSE E TE MUITAS COISAS QUE ELA TIROU DEVIDO A A DIGESTAO AGUARDO RESPOSTA - 09/09/2013 23:52:05

iracema - como fazer o leite de quinua e qual a melhor forma de comer crua ou cozida - 04/09/2013 13:27:48

dora mata - otimo - 03/09/2013 08:16:43

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.