Mais matérias

mais matérias de Saúde

revistaanamaria
AnaMaria

SIGA NAS REDES

7 atitudes para aliviar a dor de cabeça

Saiba quais os diferentes tipos deste mal e conheça algumas dicas infalíveis que podem evitar ou aliviar as crises

Por Stella Galvão e Tatiana Ferreira

Conteúdo ANAMARIA

Foto: Getty Images

Qual é o seu tipo de dor?


Cefaléia tensional

Características: Dor leve ou moderada, sem náuseas ou vômitos.Duração de meia hora a sete dias.

Causas: Pode surgir ao final de um dia estressante, uma discussão ou uma noite maldormida.

Recomendação: Uma boa noite de sono ou um comprimido geralmente são suficientes. ''Dores mais leves e espaçadas podem ser tratadas com analgésicos, mas a automedicação por longos períodos nunca é recomendável'', diz o médico Mario Peres.

Enxaqueca

Características: Dor latejante em um só lado da cabeça, náuseas e vômitos, vista embaçada, aversão à luz, a odores fortes e a barulho. Dura de quatro horas a três dias.

Causas: Se já há casos na família, a chance de você ter o problema é maior. Pode surgir por cansaço acumulado, exposição ao sol ou ao frio, consumo de bebida alcoólica e de certos alimentos.

Recomendação: Quando o analgésico não funciona mais, é preciso consultar um neurologista. As crises de enxaqueca resistem aos medicamentos comuns.

Cefaléia crônica

Características: Dor leve a severa, visão embaçada e desorientação. Se estende por mais de quinze dias.

Causas: Pode ser sinal de várias doenças diferentes. Se você também tem febre, dificuldade para movimentar a perna ou o braço, ou se o remédio de sempre não resolve mais, é hora de ir ao médico.

Recomendação: Agende uma consulta quando acontecerem mais de duas crises durante o mês. Pode ser um clínico geral ou um oftalmologista.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Anthony - Estou com cefaleia tensional após passar horas no computador. Estou com fotofobia e intolerãncia a qualquer tela digital (TV, celular, computador). Como posso tratar? Será que estou com problemas de visão? A dor é acompanhada de vista embaçada. Grato,Anthony. - 29/07/2011 20:56:35

Newton Nunes - Parabéns pelas Matérias.Abraço,Newton Nunes http://www.areadetreino.com.br - 28/06/2011 15:51:07

Newton Nunes - Ola Amigos.Parabéns pelas Matérias.Abraço,Newton Nunes http://www.areadetreino.com.br - 28/06/2011 15:49:10

rosa - querida m de mulher , muito obrigada por existir e por este trabalho maravilhoso! por favor, continue a nos ajudar! nunca havia tido enxaqueca e pensei que fosse morrer , ler essas informaçoes me ajudo muitissimo ,muito obriga mesmo , agora fiquei fã e não deixo d ler um só dia - 06/07/2009 03:43:45

Cynthia - Que matéria fraca, uma busca na internet teria sido mais proveitosa! - 29/06/2009 00:49:32

sergio maia - Fui diagnosticado como portador de "Transtorno do SONO",através de dpis exames de Polissonografia. Uso a máscara CPAP, para dormir, há uns 7 meses. Antes, tinha umas 200 paradas respiratórias por 8 horas(mal)dormidas. Não percebo melhoras significativas. Tenho dores de cabeça fortíssimas,visão embassada, desequílibrios que já me causaram uma fratura n obraço com colocação de pinos, resistência a odores,fotobobia. Minha vida é u minferno . Não sei mais oque fazer aos 58 anos e uma vida intensa. - 29/06/2009 00:39:34

Veja todos os comentários

Comentar

Li e concordo com os termos de uso do site.

Rede MdeMulher
Publicidade