(none)

Compressa quente ou fria? Depende do tipo de lesão

Especialistas indicam qual tipo de aplicação é ideal para diferentes contusões

Publicado em 02/11/2010

Conteúdo MdeMulher
Bolsa d'água

A bolsa de água pode trazer alívio imediato para diferentes tipos de dor
Foto: Getty Images

Quando você se machuca ou sente uma dor aguda, usa bolsa de água quente ou fria? Acertou se respondeu a segunda opção. 

As compressas frias são indicadas principalmente para contusões na fase mais crítica. A aplicação pode diminuir a dor muscular e facilitar a movimentação da articulação afetada. "De forma alguma ponha gelo diretamente na pele: ele precisa estar dentro de um plástico ou mesmo envolvido em uma toalha", alerta o especialista Linus Pauling Fascina, superintendente médico do Hospital SEPACO.

"A baixa temperatura, utilizada até 48 horas após uma lesão que não tenha ferida aberta, diminui a percepção da dor, o risco da inflamação e a quantidade de sangue no local, o que evita inchaço. Ao adotar uma compressa quente nessas condições, você pode provocar o efeito contrário", resume o fisioterapeuta Alexandre Dias Gabriel, do Rio de Janeiro.

Já o calor emite ondas que agem nos tecidos e relaxam a musculatura, que poderia ficar ainda mais rígida com uma bolsa gelada. As compressas quentes são geralmente usadas em casos mais crônicos. Elas são indicadas para aliviar cólicas e dores recorrentes nos músculos e juntas. O calor gerado ativa a circulação do sangue e pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Em geral, a bolsa - quente ou fria - deve ser aplicada por 30 minutos de duas a três vezes ao dia.

*Com informações da CLAUDIA e SOU+EU

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Vânia - Aconteceu que adormeci com a bolsa termica quente sobre a coluna, e acabei ficando mais de 20 minutos. Posso ter prejudicado mais? - 04/05/2013 02:09:44

marcelo - estou com meu ombro inxado cai por cima dele e nao consigo movimentalo o que fasso estou sentindo muita dor - 14/07/2012 23:36:07

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.