(none)

Doenças que estão por trás do cansaço

O cansaço nem sempre é resultado do estresse ou excesso de trabalho. Ele pode ser também sintoma de algum distúrbio do organismo. Conheça oito doenças relacionadas à fadiga

Publicado em 29/03/2012

Reportagem: Karla Precioso - Edição: MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA

Fadiga nem sempre significa estresse ou excesso de trabalho
Foto: Getty Images

Cansaço e desânimo costumam estar relacionados à rotina de quem passa horas presa no trânsito todos os dias ou tem de dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, culminando em esgotamento físico e mental. Mas, se você se sente exausta logo depois de acordar, observe-se. Isso pode significar doença à vista.

"Esgotamento persistente, sono agitado e ronco indicam apneia. Já cansaço, irritação e choro sem motivo podem caracterizar depressão", aponta Cláudio Rufinom, clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira os principais males que podem estar por trás da fadiga e despeça-se deles.

8 doenças que podem estar por trás da canseira

1. Anemia
Falta de ferro no organismo causa sono, desânimo, queda de cabelo e falta de ar. Nas mulheres, isso ocorre com mais frequência durante a menstruação, por causa da perda de sangue.

2. Apneia
Como o ronco provoca despertares breves durante a noite, a qualidade do sono diminui drasticamente, deixando qualquer um mais "devagar" durante o dia.

3. Depressão
Apesar da origem psíquica, a doença causa indisposição, sim. E a culpa é do processo inflamatório que ocorre dentro dos neurônios, atrapalhando seu funcionamento.

4. Diabetes
Altos níveis de açúcar no sangue fazem a pessoa urinar mais, emagrecer e perder massa magra, provocando cansaço muscular.

5. Distúrbios da tireoide
Tanto o hipertireoidismo (quando a glândula trabalha demais) quanto o hipotireoidismo (quando ela fica lenta) fazem o coração bater mais rápido, causando cansaço extremo.

6. Doença cardíaca
Coração problemático não bombeia o sangue direito para todos os órgãos, que tendem a entrar em falência, desencadeando uma baita fadiga.

7. Fibromialgia
As dores constantes levam à debilitação física, além de comprometer a qualidade do sono.

8. Infecções
Concentrar todas as forças na luta contra o agente infeccioso pode provocar esgotamento físico. Além da febre, portanto, nota-se uma diminuição da vitalidade da pessoa.

Pratique exercícios para melhorar a circulação do oxigênio do organismo
Foto: Getty Images

Como recarregar as baterias

· Pratique exercícios
Melhorando a circulação do oxigênio no organismo, o coração, o pulmão e os músculos conseguem transformá-lo em mais energia.

· Alimente-se regularmente
Comer a cada três horas afasta a fadiga e evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, que provoca a falta de energia. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e ômega-3 devem fazer parte do cardápio diário.

· Durma bem
Descansar pelo menos oito horas por noite aumenta a disposição. Quer dormir bem? Vá para a cama sempre no mesmo horário. E nada de ver TV, usar o computador ou se exercitar até três horas antes de se deitar. Evite também as refeições pesadas e o álcool ou bebidas à base de cafeína.

· Faça atividades que dão prazer
Diminuir o estresse é fundamental para acabar com o cansaço. E não há forma melhor de estimular o corpo e o cérebro do que se dedicar a uma atividade prazerosa. Qual é a sua?

· Procure um médico
Se a fadiga não vai embora, consulte um especialista. Ele poderá pedir um checape (conjunto de exames, como hemograma e teste de glicemia), que ajudará a identificar o que está prejudicando a sua disposição.

· Beba água mesmo sem sentir sede
Manter o corpo hidratado é uma excelente maneira de diminuir o cansaço, já que as células precisam se dar ao trabalho de extrair a água da circulação.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

During warmth processing, the FAG bearing collar and Cylindrical roller bearing human body make certain bearing in a hundred and fifty degrees. He held it up over his head and nodded as if to say, ¿it¿s real. There were no advanced students present, not a black or brown belt among the group. nike free bestellen http://www.creampad.nl/ - 09/03/2014 05:49:08

<b>Priscila</b> - Eu tenho hipotireoidismo mas ele esta controlado com Puran, refiz exames e estão ok. Mas estou continuo mto cansada, cansada como se tivesse feito serviço braçal durante 24 horas sem parar e só tenho vontade de dormir o dia todo...O que é muito estranho ja que sempre dormi pouco, alias desde que me conheço por gente vira e mexe tenho insonia (o que acabei me acostumando em ter) agora onde encosto durmo, seja em qualquer lugar... E meu cabelo esta caindo excessivamente... Estou preocupada ja que meu TSH esta normal... Li que talvez possa ser falta de vitamina D... Estou sem saber o que fazer :( - 06/03/2014 15:13:02

<b>Tatiana</b> - sinto muito cansaço ao extremo, não consigo correr, fazer exercícios, as vezes o cansaço é tanto que não consigo nem levantar os braços ou fazer algum outro movimento qualquer, me sinto como se estivesse 90 anos e obessa, mas tenho apenas 31 anos, o que sinto não é desanimo nem cansaço normal por ter trabalhado, mas é uma dor cansada e ardida e em excesso no peito e nas costa,e meu coração acelera demais parece que vai a milhão, tomo atenolol controlado todos os dias de manhã após o café e a noite ao deitar de 50 ml, quem me passou foi meu clinico quanto tinha 18 anos eu disse a ele que vivia com o coração acelerado ai ele me recetou para diminuir a frequência cardíaca e o cansaço, - 22/11/2013 15:04:08

<b>Mônica</b> - Sinto cansaço mental desde a adolescência por viver sob tensão em casa. Tenho 40 anos e me sinto extremamente cansada fisicamente e estressada. Pratico atividade física regularmente mesmo cansada. - 22/11/2013 13:19:36

<b>soni</b> - preguiça - 30/09/2013 14:49:51

<b>Lu Reis</b> - Obrigada.Todas as informações foram úteis e está de acordo com o que venho sentindo e tb.de acordo com minha idade(45).Descobri que fiz tudo errado,ao pensar que havia melhorado o suficiente,parei toda a medicação que meu médico me recomendou para Depressão...E dores crônicas.Vou voltar ao médico pois nem sei se posso ainda retomar a medicação já que os sintomas aumentaram devido a falta de controle do medicamento.(Eu senti como se estivesse já muito bem...E de um momento a outro voltaram todos os sintomas da depressão,inclusive o choro sem motivo e dificuldade para alimentar,respiração fadigada e uma série de coisas...)Agradeço a equipe do Site e fico feliz por poder recorrer a vocês.L.Reis. - 25/04/2013 12:30:06

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.