Infecção urinária: identifique as causas e saiba como se prevenir

Não dá para brincar com a infecção urinária. Fique de olho no que provoca e como se proteger dela

Publicado em 09/05/2011

Marcia Di Domenico

Infecação urinária

Tomar pouca água é o perigo número 1 para causar infecção urinária
Foto: Dreamstime

"Infecção urinária é a contaminação da urina por bactérias que passam da uretra para a bexiga", explica o urologista Alex Meller, do Hospital Santa Paula, em São Paulo. Conheça as causas do problema e aprenda como se prevenir, lembrando que, na dúvida, nunca é demais procurar a ajuda de um médico para indicar o melhor tratamento.

O que causa


Líquido de menos: tomar pouca água é o perigo número 1. Com isso, você faz menos xixi e a urina parada vira um prato cheio para as bactérias. Xixi com cor escura e cheiro forte são sinais de que você precisa de mais líquido.

Anatomia desfavorável: nosso desenho faz de nós vítimas em potencial - para cada dez mulheres doentes, apenas um homem tem o problema. Como a uretra feminina tem, em média, 5 centímetros, para as bactérias que colonizam a região chegarem até a bexiga é um pulinho.

Gravidez: nessa fase, é comum a mulher apresentar mais episódios da doença, pois costuma reter mais líquido, fazer menos xixi e ter a imunidade reduzida.

Namorado novo: a culpa não é diretamente do gato, mas do maior número de vezes que você transa quando está de amor recente. O atrito do pênis pode provocar pequenas lesões na uretra e propiciar a multiplicação de bactérias no local. Outro motivo é o contato com a flora bacteriana do parceiro, diferente da sua, o que pode enfraquecer suas defesas no início da relação.

Imunidade baixa: quando o sistema de defesa do organismo não está em plena forma, os microrganismos acabam atacando mais facilmente.

Stress: além de afetar o sistema imunológico, deixa o corpo inteiro mais tenso, inclusive os músculos responsáveis pela contração da bexiga. "Sob stress, ela acaba trabalhando o tempo todo com uma pressão maior e sofrendo um processo inflamatório", fala Alex Meller.

Como prevenir


Beba mais água: assim, você vai fazer mais xixi. "Encher e esvaziar a bexiga várias vezes funciona como uma lavagem, que recicla as bactérias e dificulta a instalação delas na uretra e na bexiga", explica o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano, em São Paulo.

Não segure o xixi: para não perder tempo ou a fim de evitar a dor, muitas mulheres fazem isso. Mas o hábito é um perigo, pois na urina parada as bactérias se multiplicam mais rápido. A regra é clara: deu vontade, não resista.

Vá ao banheiro após o sexo: fazer xixi imediatamente depois de transar é uma medida de segurança, porque o jato de urina vai levar embora os microrganismos que podem migrar da vagina para a uretra e alcançar a bexiga.

Turbine suas defesas: fazer uma alimentação variada, rica em todos os nutrientes, dormir bem e levar uma vida ativa são maneiras de fortalecer o sistema imunológico e barrar a invasão das bactérias.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

irene - Boa noite gost¿ria de saber como evito ter c¿lculo todo o ano nos rins, pois tomo muita ¿gua e mesmo assim tenho, que devo evitar? - 27/06/2013 21:03:53

edna - Minha namorada bebeu agua contaminada... ja fez varios exames, mais como ela depende da rapidez do SUS tem alguns exames que nao ficaram prontos ainda... ex hepatite etc. Estou preocupada, porque pela segunda vez ela esta fazendo um tratamento com o norfloxacino, pois esta com uma infecçao urinaria que nos preoucupa, ja perdeu peso, sente muitas dores nas costas, pele e olhos amarelados. Agora pra ajudar o nervo ciático esta inflamado. Por favor gostaria de saber quais procedimentos devo tomar. Vou leva -la ao médico mais uma vez, ela ja fez um exame pra ver que tipo de bacteria é, para poder entrar com o antibiotico correto. Será que somente com injeçao? O que falar para o médico? Pois ainda não temos um médico especifico para acompanhar o caso... Estou muito preocupada e temo pela sua vida. Obrigado - 26/08/2012 04:59:18

elina - beber cerveja pode dar infequiçao urinaria?pois bebo todos os dias cerveja - 24/01/2012 12:44:06

elina - beber cerveja pode dar infequiçao urinaria?pois bebo todos os dias cerveja - 24/01/2012 12:35:14

Lorena - Ola, Fiz um tratamento para infecção de urinaria, com o medicamento cloridrato de ciprofloxacino, segundo informações do farmaceutico, esse medicamento reduz a eficácia do anticoncepcional, em função disso, mantive relações com camisinha até o final do ciclo. Chegado o dia da menstruação o fluxo veio muito reduzido, gostaria de saber se corro algum risco de gravidez, e se é normal essa redução. - 02/07/2011 11:47:03

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.