Insônia: veja o que fazer para dormir bem

Conheça as causas da insônia e dê adeus às noites em claro (ou ao sono leve)

Publicado em 03/09/2010

Conteúdo ANAMARIA
Mulher dormindo

Dicas para dormir bem e profundamente
Foto: Getty Images

Raio X da insônia

• Quem é atingido?
Um em cada quatro brasileiros - de todas as idades -, mas é mais comum em mulheres.

• Devo tomar remédio?
Sim, se você raramente consegue dormir bem. Mas nunca se automedique: tomar o remédio errado pode agravar o problema.

• Como me trato?
O médico pedirá uma polissonografia, exame realizado num aparelho que monitora o sono do paciente. Depois, talvez ele sugira mudanças no seu cotidiano. Ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e manter uma rotina para dormir e despertar são fundamentais.

O que fazer pra dormir bem

Dicas importantes
1.
Estabeleça um horário fixo para dormir e acordar.
2. Evite ligar a TV após as 22h. Ler revistas ou livros é uma boa opção.
3. Tenha o colchão certo para seu peso e altura.
4. Só se deite quando estiver com sono. Se não conseguir adormecer após meia hora, levante-se e distraia-se com alguma atividade tranquila.
5. Tenha algum objeto azul no quarto. A cor relaxa e dá sono.
Para dar aquele soninho... 

Preparação para o sono
6. Tome um copo de leite com canela antes de se deitar. A bebida contém uma substância que relaxa.
7. Evite jantares pesados.
8. Pães, arroz, massas e outros alimentos com carboidratos liberam insulina e aceleram o seu metabolismo. Fuja deles.

Relaxamento eficaz
9.
Contraia e relaxe todos os músculos, desde os pés até o seu rosto.
10. Massageie o couro cabeludo. Tente visualizar uma paisagem bem bonita.
11. Tenha papel e caneta no criado-mudo para anotar o que vier à mente. Sem o receio de esquecer algo importante, você desliga a cabeça.

Evite!
12. Nada de ginástica à noite.
13. O álcool piora o sono. O mesmo serve para café, chá-mate e outras bebidas com cafeína. Consuma-os apenas até cinco horas antes de ir para a cama.
14. Não ingira nada muito gelado ou quente: isso pode alterar a temperatura do corpo para o sono.

Comentários

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<b>cleide</b> - Eu acredito que dependendo do problema temos que recorrer aos remédios,porque insônia,leitinho nenhum resolve. - 27/11/2013 15:05:46

<b>Tamires dos santos</b> - Olá,tenho 18 anos,e estou sem dormi ja faz mais de 1 mês,fico muito nervosa e passo a noite toda acordade,se tremendo e toda hora se levanto,vou ao banheiro 1 ou 2 vez,e não durmo pelo dia,tou muito dicisperada não sei oque fazer,alguém pode min ajuda? - 15/08/2013 06:44:53

<b>Magali</b> - H¿ mais ou menos um ano, estou com dificuldades para dormir. Todas as dicas acima j¿ foram testadas e continuo sem dormir. Fiz um quadro de ansiedade mais fibromialgia, a medica reumato prescreveu um tratamento com rem¿dio para dormir. Continuo sem dormir. ¿ uma sensa¿¿o horrivel, muito cansa¿o, mau humor, dor na cabe¿a, sinto o sono mas n¿o durmo. Os problemas da nossa vida pessoal e profissional s¿o os maiores indicadores, deste quadro e com isso a saude fisica e psicologica fica afetada. - 05/08/2013 11:39:31

<b>Waldirene</b> - Estou há alguns anos sem conseguir dormir e isso tem me deixado muito triste e nervosa tem vezes que eu fico ate 6 ,7dias sem dormir nada nem uma hora por dia isso tem me prejudicado em algumas áreas da minha vida , não sei o que faço,isso tem me deixado desesperada,alguém sabe me dizer o que faço? - 05/08/2013 11:11:20

<b>fernanda</b> - H¿ 2 anos devido ha alguns problemas pessoais estou tendo muita ins¿nia, e hj s¿ recorrendo a rem¿dios mesmo, tomo um bem fraquinho NEOZINE, mas relaxa bastante. - 17/04/2013 00:07:46

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