(none)

Rinite e sinusite: descubra a diferença

Conheça a diferença entre rinite e sinusite e aprenda a minimizar os sintomas com soluções caseiras

Publicado em 12/07/2011

Lígia Menezes

Conteúdo ANAMARIA

Dê adeus às crises de espirros descobrindo as suas reais causas!
Foto: Dreamstime

Ar seco, poluído, frio, calor... Basta mudar a temperatura para sentirmos os efeitos na pele. Ou melhor, no nariz. Com essas alterações climáticas bruscas, a rinite e a sinusite podem chegar com tudo. Entenda mais sobre essas doenças e durma e acorde respirando em paz.

Rinite

O que é
Reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo "estranho" para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.

Sintomas
Coceira no nariz, que entope e expele bastante secreção, e espirros. As crises tendem a voltar após dias, semanas ou meses. Pode dar dor de cabeça e coceira nos olhos.

Como tratar
Via oral, com comprimidos diários ou quando vierem as crises, ou com vacinas semanais até que elas parem.

Dicas
Mantenha a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a bichos de pelúcia, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente. Compre capas antiácaros para travesseiro.

Faça em casa
· Dissolva 1 col. (chá) de sal em 1 litro de água e coloque a mistura em um conta-gotas. Pingue no nariz e assoe.

· Inalação: Coloque água quente em uma bacia, cubra a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. Para aumentar o alívio, misture dois pacotes de chá de hortelã à água.

· Tome chá quente de frutas cítricas como limão e laranja.

· À noite, enrole no pescoço um lenço com álcool.

· Coloque folhas de hortelã entre a fronha e o travesseiro. Deixe-o ao sol a cada 15 dias e troque a cada dois meses.

Sinusite

O que é
Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios faciais ("buracos" que temos nas maçãs do rosto e na testa), causada por bactérias.

Sintomas
Dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfato, pescoço pesado, sensação de pressão na face e coriza amarelada. Às vezes, tosse e febre.

Como tratar
Com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos.

Dicas
Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia.

Faça em casa
· Prepare a mesma solução de água e sal indicada para a rinite, pingue no nariz e assoe.

· Após fazer a inalação caseira, massageie as maçãs do rosto com óleo vegetal de copaíba* e cubra com um pano quente e seco. Essa estratégia ajuda a eliminar o muco.

· Quando sentir dor de cabeça, pingue uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta* em um lenço de papel e cheire-o por cerca de dois minutos.

*Os óleos são encontrados em lojas de produtos naturais

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

krwgyatyu briquet zippo gravé http://www.jeuxselect.fr/21-limited-edition-briquets-zippo - 05/03/2014 06:03:57

<b>Marina Medeiros Bringel</b> - Me ajudaram muito,obrigado.beijos! - 26/02/2014 21:04:15

<b>Matheus Cicchetto</b> - Pesquisas apontam que no interior de um veículo existe até 6 vezes mais concentração de impurezas do que no ambiente externo, sendo assim, a possibilidade de adquirirmos doenças respiratórias como rinite, sinusite, faringite, amidalite (tonsilite), bronquite, pneumonia, asma, gripe e resfriado são muito maiores.Pouca gente tem conhecimento a respeito do filtro de cabine, o componente responsável por impedir que grande parte da sujeira entre no veículo através do Ar Condicionado. Saiba mais como funciona o filtro de cabine e como comprá-lo: www.autoconforto.com.br - 08/02/2013 16:27:27

<b>Fausto Menegat</b> - Tenho rinite e nao tem jeito de tratar mais... ja fiz tudo que é tratamento, remedios, 5 anos de vacina, simpatia. Nada adiantou ;/ - 10/08/2012 22:19:04

<b>francisco miguel</b> - que bom uma seples pesquisa na internet.facilita a vida de quem sofre desse mau.!!!!! - 07/07/2012 07:22:57

<b>Alguem ai</b> - A diferença é grande eu nem imaginava. - 18/04/2012 19:53:37

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.