(none)

AVC isquêmico: os sintomas e os tipos

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é provocado pela falta de irrigação no cérebro

Publicado em 12/09/2013

AVC
Nesses casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreensão, perda da sensibilidade nos membros e do equilíbrio se desenrolam em poucos minutos e vão piorando ao longo das horas. A falta de irrigação no cérebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou até meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente.
 
Dependendo da causa da obstrução, os isquêmicos podem ser de três tipos:
 
1. Trombótico: aqui o causador do entupimento é um coágulo formado numa artéria que irriga o cérebro devido à aterosclerose. Responde por 60% dos casos.
 
2. Por embolia: em 20% dos casos o coágulo foi formado em outra parte do corpo e viajou até obstruir alguma artéria que leva sangue à massa cinzenta ou que fica por lá.
 
3. Insuficiência circulatória: aqui o problema é uma falha no coração, que deixa de bombear sangue corretamente levando à deficiência de circulação na cabeça. Isso explica por que um ataque do coração pode levar a um AVC.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

<b>Eugenia</b> - A mãe do meu marido sofreu um avc à exactamente 3 semanas.Dois dias antes, penso que terá tido um aviso sob a forma de uma arritmia quando o ritmo cardíaco dela atingiu 120 pulsações p.m.. Ela não quis ir ao hospital. Infelizmente não resistiu e acabou por falecer segunda feira passada (15 dias depois do acidente). Apesar de ter 80 anos, era uma pessoa muito activa e ainda cuidava do seu marido, com 83 anos, insuficiente respiratório, com quem morava sozinha, por opção dos dois. Ainda não acredito no que nos aconteceu, está a ser muito difícil de superar.Estou muito grata pela vossa informação sobre este tema que é a principal causa de morte em Portugal.Obrigada - 11/11/2013 16:35:27

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.