Conheça os quatro tipos de TPM existentes e acabe com os sintomas

Descubra qual tipo de TPM costuma te atacar e aprenda a combater os seus sintomas, comendo os alimentos certos

Publicado em 26/04/2011

Karla Precioso

Conteúdo ANAMARIA

Acabe já com o ataque de nervos às vésperas de menstruar
Foto: Getty Images

Quem vive tendo ataques de nervos às vésperas de menstruar não precisa mais sofrer. Numa conversa com seu ginecologista, é possível fazer um tratamento hormonal, reduzir os sintomas e até acabar com as crises.

Comer os alimentos certos também ajuda a combater o problema e ter mais bem-estar, mas, para isso, você primeiro precisa descobrir em qual tipo de TPM se encaixa.

Tipo A

· Sintomas
Além da ansiedade, apresenta tensão nervosa, oscilações no humor e irritabilidade.

· Coma/beba
Alimentos ricos em vitamina B6 - pães integrais, atum, soja, lentilha, banana, batata e feijão - ajudam o corpo a produzir serotonina, o hormônio do bem-estar.

· Evite
Álcool, café, chocolate, laticíniose e refrigerantes à base de cola.

· Faça
Alongamento e ioga.

Tipo C

· Sintomas
Sente dor de cabeça, muita vontade de comer doce, palpitações, cansaço e tontura.

· Coma/beba
Opte pela dupla proteína e carboidrato complexo, como pão integral com peito de peru. Ou coma frutas secas com castanhas, que desaceleram a absorção de açúcar.

· Evite
Açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces.

· Faça
Caminhada, hidroginástica e natação.

Frutas ricas em água ajudam a amenizar os sintomas da TPM
Foto: Dreamstime

Tipo D

· Sintomas
É o tipo em que prevalece o estado depressivo, com insônia, ansiedade e crises de choro.

· Coma/beba
A cafeína pode levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas antes de menstruar. Uma única xícara de café já proporciona o efeito animador.

· Evite
Álcool e laticínios.

· Faça
Capoeira, dança e lutas marciais.

Tipo H

· Sintomas
Retenção de líquidos, inchaço e seios doloridos são os principais sintomas.

· Coma/beba
Frutas, folhas e legumes diuréticos, como melão, agrião, abacaxi, pepino, melancia, salsinha e alcachofra. Água de coco e chá de ervas também são ótimas pedidas.

· Evite
Laticínios e sal.

· Faça
Caminhada, hidroginástica e natação.

Comentários

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Simone Sodré - nossa eu tenho tpm antes,durante e pós a mestruação fico muito nervosa,agressiva,meu marido diz q ja n sabe como lidar comigo,ele diz q tem q pisar em ovos,pois estou sempre sentindo alguma coisa e todo mes algo diferente,gostaria muito q isso acabasse pois n é nada bom p um relacionamento. - 02/02/2013 00:28:54

salete - Boa tarde infelismente também tenho essa danada tpm é muito chata.porque a gente tem isso? tenho 32 anos e sinto ela piorando.e se agente tirar o utero será que acaba rsrs....Boa tpm para todas um abraço. - 02/04/2012 16:07:52

Maria Eduarda - É normal sentir muita cólica antes e durante a Menstruação e a TPM?Porque eu sinto muita cólica, e ela geralmente é muito forte...bj - 12/02/2012 12:47:45

Jussara - Eu tenho todos esses sintomas, mas eles variam de intensidade de um ciclo para o outro. As oscilações de humor são os sintomas mais difícil de conviver. Faço atividade física regularmente (caminho cinco vezes na semana , faço musculação e alongamento), mas ainda assim sofro com a insônia, inchaços, apetite alterado, dores musculares e dor de cabeça, falta de concentração e sintomas depressivos. Esses sintomas não aparecem todos juntos em um mesmo ciclo, mas a irritabilidade está sempre presente. Ultimamente tenho tomado óleo de prímula e isso tem me ajudado, pois, reduziu a intensidade dos sintomas, bem como, reduziu o número deles. - 10/02/2012 22:21:07

Mau - Faltou a tipo B. A minha TPM é ma mistura de todos os tipos, mas os sintomas não acontecem ao mesmo tempo. Variam de período em período. - 07/09/2011 21:25:59

Fátima Diaz - Muito útil esta matéria....bjs - 29/08/2011 17:30:30

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