(none)

Ovulação: aprenda a identificar os dias férteis

Aprenda a reconhecer quando seu corpo está nos dias férteis, ou seja, quando você está ovulando

Atualizado em 13/07/2011

Gabriella Araújo e Camila Belotti

Conteúdo GLOSS
ovulação

Algumas mulheres sentem uma dorzinha aguda e localizada durante o período de ovulação
Foto: Getty Images

Você já reparou que lá pelo 14o dia do ciclo menstrual fica mais confiante e com a libido nas alturas? Mérito do estrogênio, hormônio produzido pelos ovários. Ele aguça as sensações sexuais (deixa mamilos e clitóris mais sensíveis) e faz a vagina liberar um gelzinho transparente capaz de facilitar a corrida dos espermatozoides dentro do corpo feminino. São sinais de que você está ovulando.

Os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH) juntos fazem com que o óvulo siga seu caminho para o útero passando pelas trompas. Algumas mulheres sentem uma dorzinha aguda e localizada quando isso acontece - mais um sinal! Ela surge porque o folículo que abriga o óvulo cresce rapidamente até se romper para liberá-lo. Apesar de a ovulação durar alguns minutos, seus sintomas são sentidos por dois ou três dias.

A testosterona também entra em cena nessa dança hormonal. Além de aumentar o desejo sexual, ela incrementa a produção das glândulas sebáceas. Resultado: aparecem espinhas, o cabelo fica mais oleoso... Até que o corpo libera progesterona, hormônio cuja função é "segurar" uma gravidez.

Quando não rola, a substância diminui drasticamente, o que deixa o humor oscilante e o terreno preparado para aquela TPM.

Vestida para pegar


A Universidade de Minnesota fez um estudo com 269 mulheres na ovulação. Cada uma delas viu uma série de fotos de outras mulheres e depois teve de escolher roupas para si mesma. Quanto mais atraente era a modelo da foto, mais provocante foi o look selecionado. Para a coordenadora da pesquisa, a escolha seria inconscientemente guiada pela vontade de superar rivais no período fértil.

Fontes: Elisabete Dobão, ginecologista e obstetra; Flávia Fairbanks, ginecologista e obstetra; José Bento de Souza, especialista em Reprodução Humana e Saúde da Mulher; Fernanda Deutsch Plotzky, ginecologista e obstetra.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

shoes on sale Ovulação: aprenda a identificar os dias férteis - Saúde da mulher - Saúde - MdeMulher - Editora Abril mbt shoes hrvatska http://www.wheatlandumc.org/images/mbt-cheap-gucci-men-shoes.html - 13/11/2013 17:28:36

Mariana - Gostaria de aprender como se faz as contas para saber os dias férteis ,, - 03/09/2013 02:08:39

rute - eu ja tenho 30 anos e meus esposo têm 32 eu não mestrul sem remedio eu tenho ovarios policisto eu temnho alhuma chace de em gravida algum dia mais meu esposo tbm nunca tever filho eu ja fui casada antes tbm e não conseguia e nem com ele sera que ele tbm tem problema ai eu gostaria muito de em gravida - 06/03/2013 17:28:10

jessica araujo - como eu fasso para saber meus dia fertiu ja que minha regra menstrual dura 6 dias - 22/02/2013 14:12:04

ione - Estou menstruando depois de 25 dias , que dia estou ovulando? - 14/01/2013 17:07:33

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.