(none)

Prós e contras da reposição hormonal

Conheça os principais riscos que envolvem a reposição hormonal ao longo da menopausa

Publicado em 10/11/2011

Conteúdo Lola

A terapia de reposição hormonal faz engordar, em média, 2 quilos
Foto: Dreamstime

Primeiro, vem o climatério, que marca o término do período reprodutivo, em média a partir dos 45 anos. Depois, a menopausa, o fim definitivo da menstruação, por volta dos 50. Cerca de 60% das mulheres sofrem dos principais sintomas da baixa hormonal: ondas de calor, sudorese noturna, insônia, alterações no humor, diminuição da libido, fadiga e ressecamento vaginal. Em geral, os desconfortos duram entre um e dois anos. Mas, para 25% delas, a angústia pode chegar a cinco anos. Para combater os inimigos da qualidade de vida, dá-lhe reposição hormonal. Mas, atenção, há alguns riscos que devem ser ponderados:

· Na ânsia de oferecer sensação de bem-estar, muitos ginecologistas chegam a receitar a reposição para todas que chegaram à menopausa. A prática foi reavaliada. Agora, vale o princípio básico da medicina: nenhum tratamento serve indiscriminadamente para todos.

· A reposição ficou reservada àquelas que sentem os desconfortos da menopausa e que não tenham contraindicação, como histórico familiar de câncer de mama.

· O tratamento de reposição é feito com o uso dos hormônios estrogênio e progestagênio ou de substâncias com a mesma ação, como a tibolona e as isoflavonas. Sempre em diferentes dosagens, variando conforme o perfil clínico da paciente. Podem ser usados por via oral, transdérmica, adesivo ou gel, e transvaginal, com implantes ou spray.

· Não há dúvidas de que a reposição hormonal melhora o ressecamento da pele e a lubrificação vaginal, normaliza a libido, reduz a queda e melhora a textura dos cabelos, diminui a insônia e aumenta a qualidade dos ossos.

· Mas estudos clínicos relatam o aumento de risco de câncer de útero devido ao uso exclusivo de estrogênios. O problema praticamente desaparece quando associado à progesterona. Também há relatos dos riscos de diagnóstico de câncer de mama em mulheres que se submeteram à reposição hormonal por vários anos.

· A terapia de reposição pode provocar ganho de peso de, em média, 2 quilos, em razão do aumento do apetite e da retenção de líquidos.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

be imaginative, lyrical and also original as is feasible, ? the lady carries on, ? I must produce audio that I??£¤d like to play. Keep a close look amenable for much more retro coach go content which is to be not far off! These processing devices make an effort to make people superior and employ several different complex units so as to will the function. nike air max http://www.creampad.nl - 09/03/2014 05:49:08

eqagtqxvanq zippo france http://www.jeuxselect.fr/10-armure-briquets-zippo - 03/03/2014 09:15:04

sjkhua zippo bob marley http://www.jeuxselect.fr/14-couronne-timbre-briquets-zippo - 01/03/2014 17:33:16

cibmttrnadv briquet zippo http://www.jeuxselect.fr/6-2012-2013-choice-briquets-zippo - 24/02/2014 21:37:33

<b>Fernanda</b> - Bom dia, tenho 51 anos, e a pouco tempo uso adesivos transdérmicos para reposição hormonal. Gostaria de saber se é possivel usar somente 1 durante a semana, porque quando coloco 2 minha mestruação vem 2 vezes ao mês. Assim teria como semanalmente trocar um adesivo, isso é saudavel ? - 16/06/2013 10:58:33

I was recommended this website by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are incredible! Thanks! nike air max 87 - 03/06/2013 19:26:11

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.