7 chás que facilitam a digestão

Conheça alguns chás que ajudam na hora da digestão

Publicado em 24/11/2010

Conteúdo MdeMulher
Mulher segurando xícara de chá

Receitas naturais facilitam a digestão
Foto: Getty Images

Alfavaca Ocimun selloii*

Propriedades
Seu chá atua basicamente no estômago. Elimina gases, além de prevenir gastrite e vômitos.
Preparo
Em 1 xícara, bote 1 colher de sobremesa de folhas e flores. Adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Beba antes das principais refeições.

 

Sálvia Salvia officinalis

Propriedades
Ela estimula a produção de enzimas que participam da digestão, especialmente no estômago. Gestantes, porém, devem evitá-la.
Preparo
Ponha 1 colher de sobremesa de folhas e flores em 1 xícara de chá e adicione água fervente. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara duas vezes ao dia.

 

Alecrim Rosmarinus officinalis

Propriedades
As substâncias dessa planta protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. Além disso, cortam dores de cabeça provocadas por refeições que simplesmente caíram mal. Gestantes devem passar longe.
Preparo
Ponha em 1 xícara 1 colher de sobremesa de folhas e flores picadas. Adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara antes ou após as principais refeições.

Mulher segurando xícara de chá

Invista nas plantas medicinais. Elas fazem maravilhas para a saúde!
Foto: Getty Images

Chá verde e banchá Camellia sinensis

Propriedades
Os princípios ativos do chá verde favorecem a digestão, estimulando as secreções gástricas. Já o banchá, além de fazer isso, regula o pH do estômago.
Preparo
Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa da erva. Ferva a água, espere amornar e despeje na xícara. Deixe em infusão por cerca de três minutos. Beba inclusive durante as refeições.

 

Camomila Matricaria chamomilla

Propriedades
Regulariza a função digestiva, diminui dores no estômago e cólicas intestinais. Como tem ação antiinflamatória, é capaz de ajudar na prevenção de gastrites e úlceras.
Preparo
Coloque 1 colher de chá de flores e adicione água fervente em 1 xícara de chá. Abafe com um pires por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara três vezes ao dia.

 

Menta (também conhecida como hortelã) Mentha piperita L.

Propriedades
Graças a seu princípio ativo, o mentol, a infusão acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor na barriga.
Preparo
Em 1 xícara de chá, bote 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Beba 1 xícara entre as refeições.

 

Gengibre Zingiber officinalis

Propriedades
Estimula a produção de enzimas responsáveis por quebrar as proteínas, principalmente.
Preparo
Ferva 1 xícara de chá de água com duas fatias de gengibre por 5 minutos em fogo baixo. Coe e tome durante as refeições ou logo em seguida, especialmente se o prato principal for à base de carnes.

* Chás populares, como os de alfavaca e o de boldo, podem causar aborto. Dessa forma, as gestantes devem evitar, por segurança, qualquer chá medicinal para resolver problemas digestivos.
** Com informações da revista SAÚDE!

 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

lucia - otimo - 02/09/2012 17:04:09

Malu - Amei estas dicas, pois eu adoro ch¿s e para mim foi ¿timo saber de tudo isso, beijos!pessoalmalu.blogspot.com.br - 10/07/2012 00:42:51

Ivone Dalva Gonçalves - Gostaria de receber as novidades de saude e bem estar.Desde já obrigada - 11/02/2012 23:55:03

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.