Conheça os alimentos que previnem a enxaqueca

Sabe aquela dor de cabeça chata, acompanhada de intolerância à luz, náusea e vômito? Conheça os alimentos que ajudam a prevenir o mal, assim como a duração e a intensidade das crises

Publicado em 04/05/2012

Reportagem: Danielle Reis - Edição: MdeMulher

Conteúdo MÁXIMA

Todo mundo, algum dia na vida, teve ou terá dor de cabeça: segundo dados da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 99% das mulheres farão alguma queixa ao longo da vida. Dessas, 15% já sofrem de enxaqueca. Segundo a neurologista Thaís Rodrigues Villa, da Universidade Federal de São Paulo, a enxaqueca pode durar horas ou seguir por até três dias - pior, torna a aparecer. Por ser tão comum, ninguém dá a devida atenção quando ela bate. Mas saiba que, se não for tratado, o mal se agrava e acaba desencadeando outras doenças, como depressão, distúrbio do sono e perda de memória. Portanto, a dica é evitar e amenizar os gatilhos da dor (que vão de iluminação intensa e stress à menstruação e alimentação inadequada). Além de manter uma dieta especial - que você confere logo a seguir -, pratique exercícios físicos regularmente (vale caminhada, pilates, natação, ioga) ou invista em alguma terapia reconhecida, como acupuntura.

Cérebro saudável

Consuma alimentos ricos em magnésio: eles mantêm o bom funcionamento do fluxo de sangue no cérebro e os níveis de açúcar estáveis, afastando aenxaqueca. Coma também verduras de folhas verdes (rúcula, espinafre, couve), além de ervilha, ovo, batata, frutos do mar, cenoura e aveia. Beba dois litros de água - com a falta de hidratação, o cérebro encolhe, provocando irritação e dor.

Bem-estar em alta

Quem tem dor de cabeça frequente, em geral, possui baixos níveis de serotonina. Para estimular a produção desse neurotransmissor, coma: frango, peru, ovos, leite, queijos, banana, feijão, tâmara, aveia, arroz, cereais integrais, maracujá, pão, nozes e sementes.

Para aliviar a dor

O gengibre (cru ou em chá) ameniza as náuseas e os distúrbios digestivos que acompanham a enxaqueca. Mais: ele bloqueia o efeito das substâncias que causam inflamação e dor.

Menos açúcar e café

Quando o açúcar entra no sangue, o cérebro reage com pressão, levando àenxaqueca. Já a cafeína faz mal só em excesso, uma vez que contrai os vasos sanguíneos e ocasiona a dor. Em pequenas doses ela potencializa a ação dos analgésicos.

 

Poção antidor

A nutricionista Priscila Rosa (SP) sugere uma receita rica em ingredientes que combatem as dores de cabeça. Vale lembrar que comer a cada três horas ajuda a afastar a enxaqueca, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

Vitamina de açaí

Rendimento: 6 porções

Calorias por porção: 220

Ingredientes

- 500 g de blueberry congelada

- 3 colheres (sopa) de suco de limão

- 2 colheres (sopa) de adoçante culinário

- 4 bananas-maçã

- 400 g de açaí

- 400 ml de iogurte natural desnatado

Preparo

Numa panela, coloque o blueberry, o suco de limão e uma colher (sopa) de adoçante. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, mexendo sempre, até obter uma calda grossa. No liquidificador, bata o açaí, as bananas, uma colher (sopa) de adoçante e 1/2 xícara (chá) de água. Depois, coloque o creme de açaí e a calda de blueberry em taças individuais e finalize com o iogurte.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

ivanise teixeira de sousa - site MDEMULHER gostaria que plublica-se mais algo para nossa! como por exemplo ;para combarte as colicas!!!vou agradeçe muito por eu ter uma resposta!!! - 07/05/2012 10:40:13

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.