nao

Hábitos diários que prejudicam a saúde

Conheça nove atitudes que podem ser prejudiciais à saúde, como deixar a escova de dente na pia do banheiro e comer diante da TV

Atualizado em 07/03/2011

Mariana Viktor

Conteúdo MÁXIMA

Em 140 decibéis o tímpanos poder ser tompidos
Foto: Dreamstime

1. Usar fones de ouvido em lugares barulhentos

Sim, é melhor ouvir música do que o zumzum de ambientes barulhentos. Porém, pesquisadores americanos descobriram que 80% das pessoas aumentam o som para além de 89 decibéis, o que implica risco de danos auditivos a longo prazo. "Em 140 decibéis podemos romper o tímpano e ficar surdos", adverte Pedro Germano.

2. Deixar a escova de dentes sobre a pia do banheiro

Parece o lugar ideal, mas a cada descarga com a tampa do vaso sanitário erguida, um spray com bilhões de micróbios é lançado ao ar, fixando-se no chão, na pia e... na escova de dentes. O melhor a fazer, diz o biomédico Roberto figueiredo, o famoso dr. Bactéria, é secar a escova após o uso, borrifar antisséptico bucal nas cerdas e guardá-la na vertical num recipiente próprio dentro do armário. "antes de escovar os dentes, enxágue a escova para retirar o produto e troque-a a cada dois meses ou após gripes ou infecções."

3. TV na sala de jantar

Desligue o aparelho se não quiser engordar! Estudo da Smell and Taste Treatment Research foundation, de chicago (EUa), revelou que as pessoas comem de 42% a 44% mais batatas fritas assistindo a filmes e shows, enquanto uma pesquisa publicada na revista americana Prevention constatou que o consumo de macarrão e queijo diante da telinha aumenta em até 71%.

"Quando comemos assim, não nos concentramos plenamente no alimento", explica Marco antonio de Tommaso, da associação Brasileira para Estudos da Obesidade. "Com isso, além de mastigar mal, perdemos a noção do volume da comida ingerida. O ato de comer fica associado a estímulos externos e não à fome propriamente dita."

4. Utilizar orelhões próximos a toaletes

Todo mundo prefere esses telefones porque estão numa área mais silenciosa das galerias e shoppings. Mas, da próxima vez que você precisar de um orelhão, lembrese do alerta do dr. Bactéria: "Estudos mostraram que esses aparelhos geralmente contêm coliformes fecais, o que significa que são 'limpos' com os mesmos panos usados para limpar banheiros". Só para lembrar: coliformes fecais são bactérias normalmente encontradas no intestino.

Dormir com muitos cobertores pode reduzir o sono
Foto: Dreamstime

5. Dormir debaixo de pilhas de cobertores

Se é difícil adormecer, conte os cobertores que usa para se cobrir. Mais de um pode impedir que seu sono chegue, mesmo se o ar-condicionado estiver ligado. É que a queda da temperatura corporal, que ocorre quando deitamos, ajuda a nos deixar sonolentos, explica Helen Burgess, do Laboratório de Pesquisa de Ritmos Biológicos no Rush University Medical Center, em Chicago (EUA). Mas se você gosta dos cobertores, deixe os pés e as mãos de fora.

6. Manter remédios dentro do armário do banheiro

A maioria dos medicamentos deve ser armazenada em local fresco e seco - o oposto do ambiente de um banheiro. Um banho quente torna tudo úmido e abafado, com temperaturas que podem chegar a 38° C.

"O ideal é guardar remédios em armários arejados na despensa da cozinha, se ela for o local mais fresco da casa", ensina Pedro Manuel Leal Germano, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

7. Fazer aulas de ginástica se olhando no espelho

Na academia, alunos extrovertidos preferem a fila da frente para corrigir os movimentos na parede espelhada e ter uma melhor visão de si próprios e do professor. "Só que há chance de que, por ocupar um lugar de destaque, você ultrapasse o limite que seu corpo suporta", adverte Mauro Guiselini, precursor da ginástica aeróbica no Brasil. Numa pesquisa da Universidade McMasters, no Canadá, concluiu-se que mulheres que se exercitam num quarto espelhado são mais ansiosas por causa do desempenho que as que fazem exercício num ambiente sem espelhos.

8. Comer diante do computador

Teclados podem ser mais sujos do que assentos sanitários, diz a Sociedade Americana de Saúde e Epidemiologia. Motivo? As pessoas comem enquanto trabalham no computador, e os farelos que caem entre os dígitos alimentam os bichinhos que se concentram ali. "Portanto, lave as mãos após o uso do teclado, principalmente se você tem o hábito de se alimentar em frente à máquina", recomenda o dr. Bactéria.

9. Ficar na mira do ventilador ou do ar frio

Dormir com o ventilador ou o ar-condicionado voltado para você favorece a chegada do sono nos dias quentes, mas provoca a queda da resistência imunológica, facilitando resfriados mesmo no verão. "Se o filtro do ar estiver sujo e o ventilador parecer um carpete cheio de pó, você pode ter doenças respiratórias. Limpe os aparelhos toda semana", diz o dr. Bactéria.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

FERNANDA SAMYRA - OLÁ GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO VCS ME ENVIAREM O LINK OU O ESTUDO DESSA UNIVERSIDADE DO CANADÁ REFERENTE A DICA NUMERO 7.POIS SOU ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA E TENHO INTERESE EM FAZER MEU TCC BASEADO NESSA PESQUISA NO MAIS AGRADEÇO. - 14/03/2011 19:07:24

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.