STF recebe ação inédita sobre descriminalização do aborto

Pela primeira vez na história, o Supremo Tribunal Federal irá analisar se a lei que proíbe o aborto está realmente de acordo com a constituição brasileira.

Pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal pode vir a descriminalizar o aborto até 12ª semana de gestação no Brasil. O pedido chegou ao STF nessa terça-feira (7), através do PSOL.

Tal proposta para que a lei seja revista chama-se Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Nesse caso, o texto elaborado pelo PSOL alega que a proibição do aborto é inconstitucional, pois priva as mulheres de direitos básicos, tais como: o direito à vida, à dignidade, à cidadania, à não discriminação, à liberdade, à igualdade e à saúde. A ação também apresenta dados sobre o alto número de mortes geradas por abortos clandestinos e o fato de que as mulheres negras e pobres são as mais prejudicadas.

Vale lembrar que, em novembro de 2016, o STF proferiu uma decisão inédita de não criminalizar o aborto em um caso isolado em Duques de Caxias, no Rio de Janeiro. Tal episódio abriu um precedente para que o direito ao aborto possa ser discutido, revisto e, possivelmente, reformulado sob a ótica de ser crime.

Ainda não se sabe quando, efetivamente, a ação lançada essa semana será avaliada e votada pelo Supremo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Cassia Daily

    Infelizmente as mulheres estão perdendo a sua essencia por causa de influencias como essas que banalizam a vida. O aborto mata a criança e a mulher como pessoa. É triste a banalização da vida a esse ponto.

    Curtir

  2. Ana Paula Rosa De Oliveira

    Acho que o Brasil tem que caminhar em direção ao desenvolvimento. Eu digo sim a favor do aborto!

    Curtir