Sem chulé!

Onze dicas que ajudam a se livrar para sempre de cheirinhos desagradáveis ao tirar o calçado! Uma delas, quem diria, diz respeito ao esmalte...

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 08/11/2008 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Sem chulé!
Daniele Maia

Seque bem os pés e 
os dedos antes de pôr o sapato
Foto: Dreamstime

Muito se engana quem pensa que odor forte nos pés é exclusividade dos homens! Mulheres também passam por esse constrangimento, agravado pelo uso freqüente de sapatos fechados. ''O suor com cheiro desagradável se chama bromidrose e pode ocorrer também nas axilas”, explica a dermatologista carioca Cláudia Mikki. 

Segundo ela, a umidade excessiva e o calor propiciam a proliferação de bactérias. “A boa notícia é que, com uma boa limpeza, o problema se resolve”, assegura a médica.

Podóloga há oito anos, Sheila Nassif, da clínica Espaço dos Pés, no Rio de Janeiro, indica: “Seque bem pés e dedos ao sair do banho, pois isso evita a probabilidade de desenvolver mau cheiro e frieiras causados por fungos”

Veja as recomendações das especialistas para manter a saúde da região e nunca mais se envergonhar de tirar os sapatos na frente de alguém. 


Cuidados com os pés 

. Lave a região com sabonete antibactericida e bastante água. 

. Seque bem, dando atenção aos cantinhos entre os dedos. 

. Evite encharcar os pés de talco. O pó, combinado com o suor, se transforma numa lama dentro do calçado e libera o mau cheiro. Se for colocá-lo, escolha um anti-séptico e polvilhe apenas um pouquinho. 

. Mantenha-os sempre limpos: corte as unhas regularmente, faça esfoliação uma vez por semana e passe hidratante antes de dormir. 

. Não use esmalte sem intervalo. A unha também precisa “descansar”. Muito tempo com o produto aumenta a chance de desenvolver fungos e micoses. 


Atenção ao sapato 

. Ao vestir um calçado fechado, ponha meia – de preferência, de algodão, pois deixa o pé respirar. 

. Aposente as confeccionadas com material sintético, como o náilon. Tecidos desse tipo abafam demais o local, desencadeando o mau cheiro. 

. Não repita a peça de um dia para o outro. Regra básica: usou, lavou. 

. Ao chegar em casa, ponha o sapato ao sol ou em uma área ventilada para eliminar a umidade. Não o guarde direto no armário! 

. De tempos em tempos, esterilize os pares novos ou velhos com um spray antibactericida ou antifúngico. 

. Se o tempo estiver bom, alterne modelos abertos e fechados.