Como enviar um currículo por e-mail

Cada vez mais, as empresas têm feito seleção pela internet. E para não cometer erros, confira algumas dicas sobre como mandar o currículo corretamente

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 24/03/2010 em

Gloss

um conteúdo de

Como enviar um currículo por e-mail
Vinicius Rodrigues
Como enviar um currículo por e-mail

Ganhe pontos já no envio do currículo
Foto: Getty Images

Como já se sabe, a internet é uma grande porta de entrada para arrumar empregos. A cada ano, o cadastro de currículos em sites da internet cresce. "O RH está cada vez mais buscando profissionais pela internet. Isso acontece, pois o processo é o mais rápido que o tradicional. Hoje, em nosso site, contamos com cinco milhões de cadastrados", diz o presidente da Curriculum Marcelo Abrileri.

Sendo assim, cadastrar seu currículo na internet é um bom começo na busca de um novo emprego. Muitas das companhias que oferecem esse serviço fazem isso gratuitamente, porém, como seu cadastro é feito pelo CPF, você poderá cadastrar apenas um currículo. Por isso, mantenha-o sempre atualizado!

Evite erros no currículo

- Três pontos principais devem ser evitados: os erros de português, encher o currículo com informações desnecessárias e mentir. O objetivo do currículo é conquistar uma entrevista pessoal, logo deve-se colocar as informações necessárias para chamar a atenção. Quanto mais objetivo melhor.

- Um currículo ideal apresenta de uma a no máximo duas páginas. Uma terceira página só se justifica caso o ponto destacado seja muito relevante.

- Caso curse algum curso superior, não é necessário colocar no currículo sua escolaridade do primário, ensino fundamental e médio.

- Seu currículo deve estar harmonioso com a vaga em disputa. Sendo assim, tire dados supérfluos que não somarão.

- Escreva em primeira pessoa suas experiências profissionais.

- Caso tenha boas ou muitas experiências, coloque-as primeiro que sua escolaridade.

O relacionamento por e-mail

Como enviar um currículo por e-mail

Antes do envio, confira o currículo
Foto: Getty Images

Mais do que fazer o cadastro na internet, muitas pessoas preferem mandar o currículo por e-mail para o setor de recursos humanos ou para a própria pessoa responsável pela seleção. Aqui vão mais algumas dicas...

- Evite informalidades

- Não peça a confirmação do recebimento do e-mail

- Só escreva o nome do responsável pelo recebimento se souber corretamente seu nome

- O assunto do e-mail deve ser objetivo e chamativo, não longo

- Evite enviar o currículo no arquivo em anexo

Agora, é só ficar atenta a essas dicas e boa sorte!

 

Mais

Mais: