Como ganhar dinheiro aos finais de semana

Encarar uma atividade extra pode ser a saída para complementar sua renda

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 04/02/2009 em

Gloss

um conteúdo de

Como ganhar dinheiro aos finais de semana
Daniela Alves
Como ganhar dinheiro aos finais de semana

Além de aumentar a renda, fazer 'bicos' 
pode ser uma boa maneira para entrar 
no mercado de trabalho
Foto: Dreamstime

''Meu trabalho é minha balada. Ou será o contrário?'' Foi assim que a assistente financeira Tagora Silva, 23 anos, definiu sua realidade. Ela trabalha nos fins de semana como garçonete em um bar de rock, localizado em Moema, São Paulo. 

''Comecei a trabalhar no bar porque estava desempregada e podia ganhar algum dinheiro enquanto procurava algo fixo. Um mês depois consegui trabalho numa empresa durante o dia e não consegui mais largar meu bico. Fico pensando que, mesmo sendo cansativo, o dinheiro que ganho no bar complementa meu salário e me ajuda muito'' diz ela.

A jornada é longa. Após sair do trabalho na sexta-feira, ela vai direto para o bar e só sai de lá às 5 da madrugada. ''Na sexta é mais difícil porque fico quase 24 horas no ar. Depois durmo o sábado todo para encarar outra noite. Mas é legal. Além de ganhar dinheiro, me divirto''.

A história de Tagora é muito parecida com a de muitas mulheres. Existem agências especializadas na seleção de pessoas para trabalhar em eventos como recepcionistas, garçonetes ou ajudar na cozinha de buffets.

Outra atividade para os fins de semana é a de babá de idosos. Você só precisa gostar de ajudar as pessoas, saber ouvir, ter compaixão e paciência. Marcela Cardoso Graciano, 27 anos, trabalha como recepcionista em um hospital, mas, como fez um curso técnico em enfermagem, conseguiu alguns clientes idosos para cuidar. ''Como já trabalho na área da saúde, eu procurei o curso com que eu me identificasse e, assim, conseguir outra fonte de renda''.

O exemplo de Marcela mostra que também vale investir em cursos rápidos nas áreas com as quais você se identifica. Que tal? Se você está disposta a se esforçar, é só escolher o que gosta e mãos a obra.