Como se controlar em 5 situações críticas de trabalho

Não podemos controlar o mundo, mas temos condições de aprender a dominar as nossas reações, mesmo diante das situações mais estressantes. Siga os conselhos dos experts para se manter sempre em equilíbrio

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 19/04/2013 em

Máxima

um conteúdo de

Como se controlar em 5 situações críticas de trabalho
Reportagem: Marjorie Zoppei / Edição: MdeMulher

O ideal, ao sentir que uma dada situação desafia seu autocontrole, é respirar fundo e contar até dez
Foto: Getty Images


Conviver com um colega de trabalho que quer puxar o seu tapete, não ter o reconhecimento merecido ou estar sempre ansiosa com as tarefas, por exemplo, são questões que precisam ser resolvidas sem você descer do salto - por mais difíceis e constrangedoras que sejam. O ideal, ao sentir que uma dada situação desafia seu autocontrole, é respirar fundo e contar até dez. Assim você não compromete a sua reputação, não magoa os outros (nem a si mesma) e, sobretudo, ganha tempo para pensar na solução mais adequada. "Esse controle é sempre necessário, pois vivemos rodeados por outras pessoas. Imagine como seria se não conseguíssemos equilibrar nossas emoções: um caos!", diz o psicólogo Fernando Elias José (RS). Ok, muitas vezes é complicado manter o sangue frio... Por isso, pedimos para experts no assunto revelarem a melhor forma de reagir nas situações adversas, no trabalho ou em casa. Acompanhe.

Convivência com pessoas abusivas

O que evitar - "Não bata de frente para defender o seu ponto de vista. Pessoas com esse perfil gostam de se mostrar superiores, seja um chefe, seja um marido autoritário. Mas isso não significa ser permissiva e acatar a tudo que lhe pedem", indica Fernando.

A reação certa - O diálogo é sempre a melhor saída. "Durante um café, por exemplo, chame a pessoa para uma conversa e aborde o que a deixa insatisfeita com a relação de vocês", explica Fernando. Diga que entende a visão dela, mas que você tomaria uma atitude e um posicionamento diferentes. Assim você mantém o respeito e deixa clara a sua opinião.


Colega que tenta puxar o tapete

O que evitar - "Não se envolva em fofocas e debates desnecessários. Muitas vezes, a pessoa que quer passar você para trás premedita as atitudes e prepara certas polêmicas como armadilha", diz o neurolinguista Luiz Claudio Gomes (RJ).

A reação certa - Mantenha uma relação amigável, mas com cautela. Em hipótese alguma divida algo da sua vida íntima com essa pessoa ou com alguém próximo a ela. Não dê informações ao "inimigo", certo?


Insatisfação com as atividades realizadas

O que evitar - Ficar acomodada, esperando alguma mudança, gera ainda mais frustrações. "Quando a insatisfação se torna crônica há uma perda significativa na produtividade e no rendimento. E isso aumenta o sentimento negativo", afirma Luiz Claudio.

A reação certa - "Saber de onde vem essa tristeza ajuda a solucionar o problema", diz o psicólogo Fernando. Pense e reflita: são as suas responsabilidades cotidianas que a incomodam ou a questão é maior e engloba a sua profissão, seu relacionamento ou sua vida familiar? Se você não gosta do que faz, mas sabe que depois será valorizada - como ter uma promoção no trabalho -, use essa situação ruim como motivação. Caso contrário, está na hora de estabelecer novas metas, como mudar de emprego, por exemplo.

 

Falta de reconhecimento

O que evitar - Reclamar sobre o seu ressentimento, especialmente para aqueles que não estão envolvidos na história. "Isso só gera picuinhas e fofocas, o que acaba aumentando a proporção do problema", diz Maria Rita.

A reação certa - Não espere aplausos para tudo. A satisfação é uma conquista pessoal. "Mas se você sente necessidade de ser reconhecida, que tal perguntar ao seu chefe o que ele achou do resultado do seu trabalho, se você superou ou não as expectativas dele, o que pode melhorar da próxima vez?", sugere Maria Rita. Porém, esteja preparada para uma possível crítica negativa.


Dificuldade para se entrosar com algumas pessoas

O que evitar - Não se esconda nem se isole. "É difícil ter afinidade com todo mundo, mas respeitar aqueles que pensam diferente de você é uma regra básica de convivência", diz o psicólogo Fernando.

A reação certa - Não gosta daquela colega do trabalho ou tem problemas com sua cunhada? Vocês não precisam ser melhores amigas. "Tente repensar o que não lhe agrada naquela pessoa e dê uma nova chance para a relação de vocês. Às vezes, é só uma má primeira impressão", finaliza o neurolinguista Luiz Claudio.
 

Cuca fresca, coração leve
 
A melhor maneira de controlar as emoções é por meio da prática diária de exercícios de relaxamento ou meditação. Márcia de Luca, especialista em Yoga, Meditação e Ayurveda, e divulgadora da Filosofia de Bem-Viver (SP), ensina duas técnicas:


Relaxamento

Com as luzes apagadas e o quarto aromatizado com lavanda, coloque uma música suave de fundo. Deite-se na cama, apoiando a cabeça em um travesseiro. Inspire profundamente e solte todo o seu corpo. Permaneça nessa quietude plena por pelo menos 5 minutos.


Meditação

Sente-se de forma confortável, com a coluna ereta e os pés no chão. Só observe o ar entrar e sair dos pulmões, sem expectativa. Os pensamentos irão se aquietando e abrindo espaço para receber as mensagens inspiradoras de sua alma. Comece com 5 minutos e chegue a 20.