Pular para o conteúdo principal

PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

29/10/2014

10 dicas para ser uma profissional de sucesso

Como ser uma profissional indispensável para a empresa com as dicas de uma consultora de recursos humanos
10 dicas para ser uma profissional de sucesso
Leo Branco
10 dicas para ser uma profissional de sucesso

Converse sempre com seu chefe para saber se ele está contente com o seu desempenho
Foto: Getty Images

1. Seja pontual no horário e nos prazos
Quando chega atrasado no trabalho, o funcionário passa a impressão de falta de interesse na função. Além de contar pontos negativos com a chefia, isso pode comprometer a execução de tarefas e atrasar até o trabalho dos seus superiores. Quando trabalhava em uma seguradora, eu tinha uma assistente eficiente e interessada em subir na carreira. Aí, o namorado foi morar na Espanha e ela quis acompanhá-lo. Como a funcionária foi sincera comigo, concordei com o pedido dela de sair da empresa após alguns meses. Mas ela começou a usar o horário de expediente para resolver as pendências dessa mudança e passou a ter menos tempo para cuidar das tarefas do trabalho. Tive que demiti-la para evitar problemas pra mim. Depois nos tornamos amigas e ela compreendeu que precisei demiti-la naquele momento.

2. Fale sempre a verdade para o chefe
Se você cometeu um erro ou está com dificuldade para dar conta do trabalho, é melhor admitir do que mentir para seu chefe. Quando descoberta, a mentira tem um efeito devastador: o funcionário perde a confiança do chefe, reduz as chances de crescer na empresa e, quando traz prejuízos para outros funcionários, pode ser demitido. Certa vez, atendi uma seguradora com um produto que oferecia ao cliente o direito de reaver metade do dinheiro investido em dez anos. Um dos corretores vendia pelo menos 20% mais seguros do que os outros, todos os meses. Certo dia, um cliente ligou irado para a seguradora. O corretor tinha lhe informado que ele poderia resgatar todo o seguro em dez anos. Por mais que fosse um bom vendedor, o corretor havia manchado a imagem da empresa e teve que ser descredenciado.

3. Use os equipamentos da empresa só para o trabalho
Levar material de almoxarifado do escritório para casa, imprimir trabalhos escolares na impressora da empresa, usar o computador da firma para procurar oportunidades de trabalho em outro lugar ou para passar informações confidenciais para concorrentes. Tudo isso caracteriza fraude contra o ambiente de trabalho e pode provocar demissão por justa causa. Se você está interessado em novos desafios profissionais, jogue limpo com seus superiores. Quando avisados, eles podem entender seu pedido e até incentivar você a procurar emprego em outro lugar. Isso já aconteceu comigo. Depois do ok do meu chefe, ele liberou até uma hora do meu expediente para que eu mandasse currículos. Saí dessa empresa para uma melhor.

4. Nunca passe por cima da sua chefia
Numa empresa, é esperado que o chefe dê ordens para os subordinados, pois ele tem experiência para garantir a melhor execução das tarefas. Se o subordinado descumpre as ordens ou trata diretamente com outros superiores, ele quebra a hierarquia. Isso pode trazer problemas para seu chefe imediato. Eu tive uma estagiária que queria muito crescer na empresa. Por isso, ela discutia suas tarefas diretamente com meus chefes. Às vezes meus superiores me cobravam tarefas que eu desconhecia - ela escondia as informações de mim. Aí, fui obrigada a demiti-la, para preservar meu trabalho. Ela se esqueceu de que a melhor forma de subir é contribuir para a chefia crescer e a levar junto.

5. Separe o pessoal do profissional
Ao longo da minha trajetória profissional, ouvi diversas histórias de funcionários que estabeleceram uma relação próxima com seus chefes e foram demitidos. Eles acreditavam que seriam menos cobrados e que teriam de desempenhar menos funções do que outros colegas. Por mais que seu chefe seja uma pessoa acessível e parceira de atividades sociais, como barzinhos após o expediente ou baladas, lembre-se de que na relação entre vocês sempre haverá uma cobrança pela boa execução de suas atividades profissionais. Ele não vai deixar de demitir você caso seja necessário só porque é seu amigo.

6. Deixe os problemas pessoais em casa
Já ouvi relatos de funcionários demitidos porque usavam demais o telefone da empresa para resolver problemas familiares ou choravam durante o expediente. Isso gera um clima ruim entre os demais funcionários e pode comprometer o desempenho da equipe. Caso seja necessário, explique ao seu superior as dificuldades que você está enfrentando e peça um tempo para resolvê-las. Se seu chefe confiar no seu trabalho, ele será compreensivo, pois existe a perspectiva de você superar os problemas e voltar a trazer bons resultados.

7. Evite as fofocas
Espalhar boatos gera um clima de desconfiança sobre o trabalho de uma equipe inteira. A fofoca é um julgamento negativo sobre um fato real cometido por alguém. Quem ouve a fofoca tende a achar que tudo que o fofoqueiro diz é uma deturpação da realidade. Assim, é uma questão de tempo para que todos deixem de acreditar nele. Numa empresa em que trabalhei, havia uma grande fofoqueira. Ela falava dos outros colegas, dos chefes e até das decisões da chefia. Os colegas passaram a evitá-la e ela se isolou na empresa. Esse é um estágio anterior à demissão.

8. Cuide da sua imagem
Cuidar do cabelo e da maquiagem com desleixo e vestir-se com roupas decotadas não são fatores decisivos, mas contam pontos em uma demissão. Comportamentos impulsivos também podem ter consequências drásticas. Em uma consultoria de RH em um call center, soube que dois operadores de telemarketing foram demitidos por fazer sexo durante um expediente na madrugada. Eles foram flagrados na sala em que trabalhavam. É importante saber que seu comportamento é avaliado o tempo inteiro por sua chefia.

9. Esteja aberta a novos desafios
Se seu chefe pedir para você executar outras tarefas porque seu setor sofreu mudanças, aceite. Só assim ele saberá que você acredita no sucesso da empresa. Em uma companhia de seguros que trabalhava com apenas um tipo de produto, presenciei a demissão de vários funcionários que se recusaram a vender um seguro novo. Por mais que eles trabalhassem duro e batessem as metas de venda do seguro antigo, a empresa tinha metas a cumprir com o novo seguro e não podia lidar com funcionários inflexíveis.

10. Peça um retorno do seu chefe
Sempre tenha a qualidade do seu trabalho como meta. Para isso, estabeleça com seu chefe maneiras de avaliar o trabalho que você executa para saber se ele está contente com o seu desempenho. Nada pior para um funcionário do que se acostumar a cumprir apenas as suas funções, sem se preocupar com o retorno da chefia ou em ser demitido por não executar suas tarefas conforme o esperado. Ele fica sem saber por que foi demitido e o que precisa melhorar para se tornar um profissional mais qualificado.

Mais

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

Consultora NATURA Inspiradora

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Globo emociona ao usar câmera subjetiva para mostrar olhar de Sant...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Treino poderoso de 20 minutos: seca as gordurinhas e pode ser feito...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Se a Miss Brasil deve ser a embaixadora da beleza brasileira, por q...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    13 vezes em que Titi, filha de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, r...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    22 celebridades mostrando que dá para ser chiquérrima sem alisar ...