Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 passos para conquistar seu aumento já

Para conseguir um aumento, você precisa se planejar antes de barganhar com seu chefe. Reunimos seis passos para que a sua empreitada seja um sucesso

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 01h48 - Publicado em 18 abr 2013, 21h00

O passo mais importante é avaliar o próprio desempenho na empresa
Foto: Getty Images

Você quer pedir um aumento, mas está insegura. Então, saiba que para arrasar na sala de reunião com o chefe, é imprescindível estar preparada. O passo mais importante, segundo especialistas em recursos humanos, é avaliar o próprio desempenho na empresa. “Não adianta ser uma profissional comum, que apenas atinge metas. Isso a maioria já faz! É preciso se destacar”, fala Marcos Assi, professor da Trevisan Escola de Negócios. Você tem de ir além das expectativas, trazer ideias novas e mostrar interesse pelo que faz.

Se depois de pensar bastante você estiver certa de que merece ganhar mais, é porque chegou a hora. Então, respire fundo e marque uma conversa com seu gestor. Mas antes de falar com ele, veja o passo a passo que preparamos para você se dar bem nessa empreitada.

1. Estude o momento

Sonde a situação da empresa. Verifique, por exemplo, se a companhia está demitindo ou contratando. Veja se as metas foram atingidas. Se as contas fecharam no vermelho, esqueça! Melhora adiar a conversa.

2. Observe os sinais

Chefes dão pinta de que estão gostando de seu trabalho. Se ele faz elogios ou a encarrega de atividades extras, é sinal que tem confiança em você. Lembre-se, gata, não adianta pedir aumento se você não estiver além das expectativas!

Continua após a publicidade

3. Seja sincera

Diga ao superior que precisa conversar e seja clara sobre o motivo. Você pode marcar uma reunião ou até um papo informal. Não tem problema convidá-lo para um café ou almoço, mas antecipe o assunto, OK?

4. Afie o discurso

Tenha os argumentos na ponta da língua. Eles são decisivos para barganhar valores. Fale sobre resultados positivos e destaque seu comprometimento com a empresa. Mantenha o otimismo e a segurança!

5. Venda seu peixe

Cite cursos de capacitação e atividades complementares. “As companhias apreciam profissionais que se valorizam”, fala Izabel de Almeida, diretora da empresa de recursos humanos Thomas Case & Associados.

Continua após a publicidade

6. Tenha um plano B

Se o pedido for negado, você pode virar o jogo. Ouça os motivos do “não” e, depois, pergunte o que pode ser feito. Trace um plano com seu gestor e prometa cumpri-lo para obter um aumento na primeira oportunidade.protector contra o cancro.

 
É zica fazer…
 
Ameaças
Nada de dizer “se não me der aumento, eu saio”. Se não rolar, você ficará numa baita saia justa!

Continua após a publicidade

Comparações
Citar salário ou desempenho de colegas soa infantil e deselegante.

Fofocas
Não diga coisas do tipo “soube que fulano…¿¿ Fuxico é ruim para a imagem do profissional.

Reclamações
Falar que não é valorizado pela empresa ou alegar problemas de ordem pessoal é queimar o filme.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.