Aprenda a treinar seu raciocínio

Quer ser aprovada no concurso público? Então, descubra com os especialistas como driblar as perguntas pegadinhas da prova

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 27/09/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Aprenda a treinar seu raciocínio
Leopoldo Rosalino

Dica: abuse de jogos como caça-palavras, sudoku e xadrez
Foto: Getty Images

 

Além das matérias exigidas no edital de um concurso, é cada vez mais comum - principalmente em provas do setor público - os candidatos serem submetidos a exercícios de raciocínio lógico. Sim, aqueles desafios que mais parecem pegadinhas.

A nova forma de teste tem feito muitos se darem mal nos exames."Não existe uma fórmula para estudar esse tipo de exercício, por isso muitas pessoas não conseguem atingir a pontuação mínima e acabam reprovadas", afirma Bruno Villar, autor do livro Raciocínio Lógico: Teoria e Treinamento Prático (Ed. Método).

Como estudar

Para Villar, o raciocínio lógico exige muita preparação, pois é avaliado diferentemente pelas bancas que organizam os concursos. "Para estar alinhada às cobranças do grupo que prepara os problemas, faça as provas anteriores da mesma organizadora", aconselha.

Conhecimentos básicos de matemática também são essenciais. "Treine sempre para pegar o jeito de solucionar as questões", recomenda ele.

Dicas poderosas:

Trabalhe o cérebro no dia a dia

· Se acha que fazer exercícios de provas anteriores não é o bastante para aprimorar o raciocínio, a neuropsicóloga Gislaine Gil e a neuropsicóloga Ana Carolina Cruz ensinam a treinar com atividades do dia a dia.

· Abuse de jogos como caça-palavras, sudoku e xadrez: eles estimulam a capacidade de raciocínio e concentração.

· Inverta a ordem das atividades cotidianas. Se você costuma acordar, tomar banho e, depois, café da manhã, faça diferente. Ajude o cérebro a não trabalhar no automático.

· Mude o trajeto. Alterne caminhos para chegar ao trabalho, levar as crianças à escola ou dar aquela passadinha no supermercado.

Diminua as chances de errar na prova

· Gislaine também ensina como elevar a margem de acertos nos concursos, sejam públicos, sejam privados. Os recursos apresentados por ela valem para desafios de qualquer matéria.

· Desmembre as perguntas em partes. Tendo três cálculos para executar, faça cada um separadamente. Depois, basta juntá-los e dar a resposta final do exercício.

· Leia a pergunta e destaque as palavras-chaves, resumindo suas tarefas. Por exemplo: some, encontre, divida...

· Destaque algumas palavras como "e" e "ou" nas alternativas para não se confundir. É muito comum errar nas respostas por não se atentar a esses elementos.