Você sabe o que significa briefing, coaching e feedback? Descubra

Conheça quais são as palavras em inglês mais usadas no ambiente de trabalho e entenda quando elas são usadas

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 24/02/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Gaste uns minutos conversando sobre a novela com a pessoa mais antiga do setor. Ela pode ser sua fonte de dicas sobre como tudo realmente funciona
Getty Images
Você sabe o que significa briefing, coaching e feedback? Descubra

Saber algumas palavras e expressões em inglês também é uma vantagem
Foto: Getty Images

Em muitas áreas, o uso de palavras e expressões em inglês é considerado uma ferramenta de trabalho. No negócio, por exemplo, dominar os "jargões" na hora das reuniões é uma supervantagem. Pensando nisto, pedimos ajuda a diretora executiva Eliana Dutra e separamos as palavras em inglês mais usadas no ambiente de trabalho. Confira:
 

Briefing: expressão muito usada por profissionais de marketing, significa "breve resumo". São as instruções para que você faça o trabalho solicitado. Muito usada em situações como: "Vou lhe passar o briefing do projeto". Pronúncia: brifin.

Coaching: conversa que pode funcionar como treinamento, desenvolvendo habilidades e competências no profissional. Pronúncia: côutin.

Dead-line: é o prazo final para entregar um trabalho, relatório ou projeto. "Preciso com urgência desse documento. Seu dead-line é quinta-feira, às 9 h". Pronúncia: dédiláine.

E-learning: aprendizado por meio de cursos ou programas na internet. Hoje, muitas empresas trocam o profissional designado para treinar funcionários por um e-learning sobre a firma. Pronúncia: ilãrnin.

Expertise: é o conhecimento especializado em um assunto. Por exemplo: "Sua maior expertise são as tabelas em Excel." Pronúncia: equispertize.

Feedback: em algumas empresas, virou sinônimo de "puxão de orelha", mas não é isso. Trata-se de uma conversa entre chefe e funcionário sobre desempenho. Pode ser positivo ("Você superou as metas este mês") ou corretivo ("Notamos seus atrasos este mês"). Também pode ser usado como "resposta após análise". Exemplo: "Quero o feedback do relatório, hein?" Pronúncia: fidibéqui.

Follow-up: quer dizer acompanhamento. Um gerente faz o follow-up de sua equipe, ou seja, acompanha o desempenho e atividades desenvolvidas pelo grupo. Pronúncia: fólou-api

Networking: rede de relacionamentos profissionais. São as pessoas que você conhece em decorrência do trabalho e que, mais à frente, poderão ajudá-la numa recolocação ou mudança de emprego. Pronúncia: nétiuorquin

Newsletter: espécie de carta ou jornal divulgado pela internet. Empresas podem mandar newsletters por e-mail para clientes, com lançamentos da marca, ou para funcionários, com novidades da firma. Pronúncia: niuslerer.

Standby: ficar de standby significa estar de plantão para atender a uma possível necessidade da empresa. Exemplo: a aeromoça fica de standby para o caso de a colega faltar. Ou seja, fica em casa sabendo que pode ser chamada a qualquer momento para trabalhar. Pronúncia: istandibai.

E agora? Se alguém disser esta frase: "o dead-line para o briefing é amanhã, fique de standby para o feedback". Você vai entender?