Casamentos entre pessoas do mesmo sexo estão em alta, indica IBGE

Enquanto os casamentos em geral cresceram 2,8%, o casamento gay cresceu 15,7%! Se for casar, convida a gente? :)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana as Estatísticas do Registro Civil 2015. Quem nasceu, morreu, casou ou separou está registrado aí, e então ficamos sabendo como evolui a população brasileira.

Para a surpresa de ninguém, o relatório do IBGE mostra que o casamento entre pessoas do mesmo sexo está em alta! Desde que foi legalizado no Brasil, em 2013, a cada ano mais e mais gays e lésbicas se casam – resolvendo um atraso de muitos séculos.

Comparado com 2014, houve um aumento de 15,7% de casamentos. E se for considerado o primeiro ano em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado, 2013, houve um aumento de 51,7%! Para ter uma ideia, na população em geral o aumento foi de apenas 2,8%.

A região que mais celebrou casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi a Sudeste, com 3077 cerimônias em 2015. Na sequência as regiões com mais registros são: Nordeste (1047), Sul (857), Centro-Oeste (403) e Norte (230).

Outro dado curioso sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo é que os noivos ou noivas são, na média, mais velhos. Enquanto nas uniões entre héteros a média de idade fica entre 29 e 31 anos para os homens e 27 e 28 anos para as mulheres, nas uniões gays e lésbicas as mulheres tem entre 32 e 34 anos, e os homens, entre 31 e 36 anos.

Aqui a gente torce para que todo mundo que queira casar, que se case e seja feliz! E, se for fazer uma boa festa, pode mandar o convite para a redação 😉

Veja também