Como aumentar a sua libido na menopausa

Alguns desconfortos relacionados à essa fase da vida podem atrapalhar a vida sexual. Veja como dar um jeito neles e recupere o prazer

Essa fase é, na verdade, a maturidade da mulher se manifestando no corpo, quando se encerra o período de fertilidade. Os famosos calores, as mudanças de humor e a diminuição da vontade de transar são bem conhecidas. Mas por outro lado você não precisa mais se preocupar com seus filhos e dá para cuidar melhor da vida a dois. Saiba quais são os sintomas da menopausa e veja as dicas dos especialistas Alfonso Massaguer, ginecologista e diretor da Clínica Mãe, e Elaine Pessini, sexóloga e especialista em sexualidade humana, para esquentar a relação na menopausa:

Sinais que afetam o sexo

As mudanças hormonais que o corpo sofre na menopausa podem diminuir a libido. Confira os sintomas mais comuns:

  • Ondas de calor
  • Depressão
  • Mudanças nas mamas
  • Estresse
  • Alterações no sono e no humor
  • Pouca lubrificação

Como aumentar a libido

Procure um médico para saber como estão seus níveis hormonais. Em alguns casos, a reposição pode ser indicada, mas não é todo mundo que pode fazer esse tratamento.

Tente identificar se o seu problema é emocional. Uma terapia ajuda muito a viver a maturidade com mais tranquilidade. Faça atividades físicas de que gosta: pilates, dança, caminhada… Tudo isso aumenta a disposição. E sem ela o sexo não fica gostoso, né?

Cuide de você mesma, vá ao salão de beleza, faça as unhas, passe um hidratante gostoso…

Tenha um momento a sós e aproveite para se descobrir. A masturbação é importante em todas as fases da vida e melhora até o humor. Está sentindo a vagina seca? Use um lubrificante.

Quando estiver com o parceiro, é legal sair da rotina. Guarde a camiseta rasgada! Lingerie, creminhos e brinquedinhos ajudam a excitar. Que tal tentar?

Pense em sexo. Muitas mulheres não precisam mais se preocupar tanto com os filhos quando chegam a essa fase. Ocupe a cabeça com pensamentos eróticos.

Compartilhe

Não tenha vergonha de expressar os seus sentimentos com o seu companheiro. É importante que ele entenda o que você está passando para poder ajudar e participar mais. Por isso, invista nas preliminares, nos carinhos, elogios… Peça atenção quando quiser e não tenha vergonha, afinal, vocês estão juntos nessa!