Entenda regras e expressões do futebol para fazer companhia ao gato. A Copa tá logo ai!

Seu amado é doido por futebol e você não sabe nada? Siga nosso manual e fique por dentro do assunto. Ele vai a-do-rar saber que você conhece a regra do impedimento!

Entenda tudo sobre futebol e torça junto!
Foto: Getty Images

Tira a mão daí!

O lance foi “mão na bola” ou “bola na mão”? Sim, são coisas diferentes. A primeira é quando o jogador dá um tapa proposital na bola – e é falta. A segunda é quando foi “acidental” – aí está valendo. Delicado? É por isso que o assunto dá tanta briga…

É falta pra cartão!

O cartão amarelo é como um puxão de orelha do juiz. O vermelho é um pé na bunda (expulsão!). Dois cartões amarelos resultam em um vermelho. Mas o vermelho também cabe a um jogador que não recebeu o amarelo se ele fizer uma falta muito feia.

Saiu… e agora?

“Lateral para o Vasco”, diz o narrador – e você fica boiando. É assim: se a bola sai por uma das linhas laterais do campo, o time adversário deve jogá-la de volta para dentro com as mãos. Isso é lateral!

Do cantinho

Quando a bola sai pelas linhas do fundo do campo, é meio confuso… Se foi tocada para fora pelo time que está se defendendo, é escanteio (cobrado lá da quina do campo). Silêncio: pode sair gol!

A vez do goleiro

Agora, se foi o time que está atacando que chutou a bola para fora, então é tiro de meta, cobrado pelo goleiro, da área dele (tiro = chute, meta = gol, entendeu?).

Troca, troca

Em jogos oficiais, cada time tem direito a fazer três substituições de jogadores. Em amistosos, as trocas costumam ser ilimitadas. Pergunte se seu namorado concorda com a decisão do técnico – ele vai a-do-rar bancar o entendido e explicar direitinho a opinião dele.

Nada impede

Atenção, porque essa regra é polêmica: no momento em que um jogador toca a bola para outro, pelo menos dois adversários (o goleiro e mais um, geralmente) tem de estar à frente do cara que vai recebê-la. Se não, é impedimento. Dê uma opinião certeira sobre isso e seu namorado vai ficar passado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s