Depois de 6 meses, Plutão não está mais retrógrado: é tempo de fluir

Veja o impacto desta mudança de movimento de Plutão para todos os signos do zodíaco, e especialmente para Touro, Capricórnio, Virgem, Áries, Câncer e Libra.

Durante os últimos seis meses, desde 22 de abril, Plutão esteve em movimento retrógrado pelo céu. Este fenômeno astrológico teve impacto em pessoas de todos os signos, que passaram por momentos de autodescoberta, mudanças de atitude e revisão de comportamentos. Nesta segunda-feira, 1º de outubro, Plutão deixa de estar retrógrado, e assume o movimento direto. Conversamos com a astróloga e terapeuta integrativa Masumi Suginoshita para descobrir qual o impacto desta mudança na vida de cada signo do zodíaco.

Segundo Masumi, no movimento retrógrado nós nos transformamos por dentro, e no movimento direto é a vida que se transforma. Então depois de passar meses olhando para dentro de nós mesmos e arriscando algo novo aqui e ali – seja por causa de eventos externos, como demissões e realocações, ou internos, como uma vontade de mudar – agora é hora de fluir na vida.

“O olhar interno nos possibilita encarar e despachar os lixos, e renascermos mais fortes e transformadas”, afirma Masumi. Sabe quando você encara os perrengues e no fim das contas tem uma sensação de vitória? É isso aí.

Passada a reflexão, é hora de agir, fluindo com a vida, e usando o instinto para se guiar nas mudanças. “Não adianta tentar controlar as coisas ou se defender, pois com Plutão, ou vai, ou vai”, explica Masumi. Agora em movimento direto, esse planeta anão muda as estruturas estabelecidas e faz uma espécie de faxina muito boa. Enquanto a limpeza está rolando, tudo fica meio caótico, mas depois tudo vai fazer sentido. 

Isso vale para todo mundo, mas Masumi tem recadinhos especiais para alguns signos. “As nativas de Touro, Capricórnio e Virgem estão se beneficiando bastante, mas talvez não estejam percebendo isso, pois a mudança não é lá a coisa mais divertida para esses signos que associam a estabilidade com sucesso”, explica. Para esses três signos, a dica é confiar, que no meio da incerteza e da indefinição existe um fio condutor que está transformando a sua vida, principalmente a sua carreira.

Já as nativas de Áries, Câncer e Libra sentem que não podem ficar mais paradas e que precisam mudar, mas não é algo tão automático assim. “A vida está dando altas indiretas pra esses signos, e em alguns momentos até causando um stress para que você mude o seu percurso ou se responsabilize mais pela sua trajetória”, afirma Masumi.

Para todos os signos, é a hora de fluir! Depois de seis meses olhando para dentro de si, deixe as coisas acontecerem e colha o resultado lá na frente.