17 dúvidas (cruéis!) sobre batom

É difícil ver uma mulher bem produzida sem batom que, além de cosmético, também é um tratamento

O batom pode deixar a mulher mais 
alegre, sensual, romântica ou apenas 
dar uma cor saudável ao rosto. 
Foto: Dreamstime

Não à toa, o batom ocupa o primeiro lugar na lista de produtos essenciais da beleza feminina. Ao deslizar suavemente sobre os lábios de uma mulher, ele pode deixá-la mais alegre, sensual, romântica ou apenas dar uma cor saudável ao rosto. 

E mais: hoje em dia, um bom batom dá à boca muito mais do que cor e brilho. “Ele deixou de ser um simples cosmético para virar uma espécie de tratamento para os lábios. E pode vir com protetor solar, vitaminas e hidratantes”, orienta Líris Gonçalves, gerente de categoria de maquiagem da Avon. 

Veja as perguntas e respostas abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre essa oitava maravilha do mundo feminino.

1. Batons caros são os melhores?
R. Há diversas marcas com qualidade e bom preço. Muitas vezes, o valor alto de um batom deve-se ao custo da embalagem, e não à qualidade de seus componentes.

2. Qual a importância do filtro solar?
R. Enorme. Os lábios devem ser protegidos dos raios solares, assim como o resto do corpo, para evitar o câncer e o envelhecimento precoce da pele. Hoje, praticamente todos os batons já vêm com algum fator de proteção solar. Verifique isso sempre antes de comprar o seu.

3. Como fazer o batom durar mais nos lábios?
R. Passe-o normalmente nos lábios e retire o excesso com delicadeza, usando um lenço de papel. Depois, dê umas batidinhas com a esponja do pó compacto, só para “secar” os lábios. Em seguida, repasse uma camada generosa de batom. Para finalizar a produção, esfregue os lábios um no outro.

4. Como evitar que o batom escorra?
R. Contorne a boca antes com um pó translúcido. E prefira os batons sem brilho, que se fixam melhor.

5. E para o gloss não escorrer?
R. Nesse caso, a dica é passar o produto só no centro dos lábios (uma gota). Como é líquido, ele se espalha sozinho.

6. Como obter lábios carnudos?
R. Use tons claros e iluminados. “Cubra os lábios com um batom cremoso da cor que preferir e finalize aplicando o gloss no centro dos lábios”, diz o maquiador Kaká Moraes.

7. É bom usar lápis no contorno labial?
R. Sim. O lápis (ou delineador para lábios) ajuda na fixação e deixa o contorno perfeito. Mas a cor dele deve ser igual à do batom, senão fica vulgar.

8. Qual a maquiagem ideal para lábios finos e grossos?
R. No primeiro caso, use lápis para delinear a linha externa da boca, bem rente aos lábios, e passe um batom da mesma cor do lápis. As cores claras e cintilantes (como os tons acobreados) dão volume. Para disfarçar lábios grandes, recorra a cores discretas, como as escuras e sem brilho, ou a cores de boca.

9. Qual o melhor tom para cada pele?
R. Loiras ficam lindas com tons alaranjados, rosa e pêssego. Para morenas, o ideal são as cores quentes, como vinho e cereja. As negras devem usar os marrons cor de boca, o vinho-escuro e o dourado. Já as orientais pedem os alaranjados e o coral.

10. A cor de boca só vale para o dia?
R. Não. Como ela não altera a espessura dos lábios, qualquer mulher pode usá-la, e em qualquer situação. No dia-a-dia, ela deixa o look mais leve e natural. À noite, é só carregar a maquiagem nos olhos.

11. Qual batom tem a cara do verão?
R. Sensual, o gloss é o rei desta estação.

12. Batom vermelho é vulgar?
R. De jeito nenhum. “Aliás, ele é a grande tendência para 2007”, conta Líris. A melhor maneira de usar essa cor é combinando-a com uma maquiagem mais leve, de tons neutros e sem carregar nos olhos. Ao usar um batom vermelho, chame a atenção apenas para seus lábios. Outra dica: quem tem pele mais escura deve usar tons de vermelho mais fechados, que puxam para o vinho. Já as mais claras devem optar pelo vermelho- sangue.

13. Existem batons que previnem o envelhecimento precoce da pele?
R. Sim, algumas marcas já oferecem batons rejuvenescedores (eles contêm retinol, que minimiza as linhas finas, e colágeno, que favorece a sustentação dos lábios). Eles custam em torno de R$ 10.

14. Qual a vantagem do batom de ultrafixação?
R. Ele dura bastante (alguns permanecem nos lábios até 24 horas, sem retoque). Mas, por causa de sua textura sólida e seca, ele pode rachar os lábios.

15. Como evitar que o batom manche os dentes?
R. Basta retirar seu excesso, pressionando os lábios de leve sobre um lenço de papel.

16. Retocar o batom em público é deselegante?
R. Não. “Feio mesmo é ficar com o batom borrado!”, diz o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

17. O batom deve combinar com a roupa?
R. Não, pelo contrário.Importante é combinar o batom com seu estado de espírito e sua personalidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s