4 dicas para ter unhas impecáveis

Anda sofrendo com manchas e descamação? Não se preocupe! Doris Maute Bobillier, diretora executiva da marca Mavala, explica o que você deve fazer para manter a beleza na ponta dos dedos.

Pequenos hábitos

A prática de lavar as mãos constantemente com detergentes muito fortes e o uso frequente de lixas podem provocar ressecamento, quebra e descamação das unhas. “Se isso estiver ocorrendo, é preciso interromper esses hábitos e, se possível, dar um descanso semanal às unhas entre as esmaltações”, aponta a diretora executiva da Mavala. Ela recomenda ficar um dia sem esmalte e caprichar na hidratação. “Assim, a superfície da unha também recebe os ingredientes emolientes”, explica. 

Chega de manchas!

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

“A maneira mais eficaz de evitar manchas nas unhas é simples: basta sempre aplicar uma camada de base antes do esmalte”, explica Doris. Agora, se as suas unhas estiverem porosas, é essencial também dispensar os esmaltes com corantes amarelo e azul. “Nesse caso, mesmo quando uma base é utilizada, a superfície da unha pode ficar tingida”, frisa a especialista. Os tons pálidos – como nude, bege e a gama de branquinhos – são a melhor opção, já que oferecem o menor risco de transferência de cor. 

Cuidados essenciais

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

“Uma vez por semana, aplique um removedor de cutículas e deixe o produto agir por dois ou três minutos. Em seguida, com o auxílio de uma espátula (pode ser um pau de laranjeira envolvido em algodão), empurre a pele”, ensina Doris. Quer mãos bonitas por mais tempo? “A hidratação deve fazer parte da sua rotina. A aplicação diária de um creme específico para cutículas, de preferência antes de dormir, garante a nutrição necessária.” 

De olho na alimentação

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Para conseguir unhas fortes, consumir cálcio é essencial. Procure ingerir laticínios, frutas secas, peixes, mariscos, couve e agrião. Se a sua necessidade for contribuir para o crescimento das unhas, coma alimentos que tenham iodo, presente em moluscos, peixes de água salgada e espinafre, além de vitamina A, encontrada em vegetais verdes, cenoura, tomate, damasco, cereja e óleo de fígado de peixe. Para combater diversos tipos de inflamação, alimentos com enxofre são importantes, como repolho, cebola e pepino. Para auxiliar na saúde geral da unha, o ferro é necessário, então, invista em damasco, uva passa e gema de ovo. E, para combater diversas doenças da unha, a vitamina B é uma ótima aliada, por isso, inclua no cardápio grãos, pão e arroz. 

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)


Doris Maute Bobillier, diretora executiva da marca Mavala

 

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!