A inspiradora história da mulher que resolveu assumir a barba

Por causa de um problema nos ovários, pelos grossos começaram a crescer no rosto de Harnaam Kaur. E ela resolveu que iria ter orgulho de sua barba.

Há anos a história da britânica Harnaam Kaur vem inspirando pessoas ao redor do mundo. Ela tornou-se referência em autoaceitação, pois resolveu assumir sua barba sem medo.

Os pelos de Harnaam – não só no rosto, mas em todo o corpo – são tão volumosos que muita gente acha que ela é uma mulher trans ou um homem de batom e saia. “Ainda passo por situações em que vendedores me chamam de ‘senhor’ e as pessoas me olham de maneira estranha – eles veem minha barba primeiro e depois percebem que eu também tenho seios”, disse ela em entrevista ao Daily Mail.

Ironicamente, são os ovários de Harnaam que fazem com que ela tenha esse visual inusitado. O crescimento de seus pelos ocorre de maneira abundante por conta da síndrome do ovário policístico.

E o problema deu as caras já na puberdade. Aos 11 anos, Harnaam começava a viver o pesadelo de ser tratada como “a anormal” pelos colegas.

“Eles me chamavam de tudo o que você pode imaginar, me ameaçavam com facas e me furavam com canetas”, revelou ao The Guardian. Frente a isso, ela evitava ao máximo sair de casa e também se automutilava. “Eu queria punir o meu corpo por ser desse jeito. Eu queria machucá-lo”.

Harnaam diz que, durante anos, lutou fervorosamente contra os pelos. Mas as sessões de depilação, além de dolorosas, faziam com que os fios voltassem ainda mais fortes. “Eles cresciam novamente, com sede de vingança [risos]. Mais escuros, mais espessos e mais longos do que antes”, contou no documentário “Embrace”.

Segundo Harnaam, ela resolveu virar o jogo no dia em que havia tomado a decisão de suicidar-se. “Eu acho que as pessoas não percebem quanta força você precisa ter para acordar um belo dia e dizer ‘quer saber? Hoje eu vou colocar um fim na minha vida’. Você precisa de muita energia e, para mim, era só energia negativa”.

A partir daí, a moça passou por um intenso processo de autoaceitação – e ela resolveu que ia assumir seus pelos, sem se importar com o julgamento dos outros. Hoje, a britânica trabalha como life coach e se envolve em diversos projetos que visam questionar os padrões de beleza e acabar com o bullying nas escolas. Harnaam também é modelo e já participou de inúmeros desfiles, editoriais e campanhas publicitárias.

“Não há uma resposta definitiva a respeito do que é a beleza. A beleza é o que você faz dela. Todos somos diferentes e a gente precisa celebrar o fato de que somos diferentes. E isso, por si só, é a beleza. Ame seu corpo pelo que ele é, porque esse é o único corpo que você tem. Afinal, por que diabos você está reclamando de um corpo tão lindo?”.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s