Cinco hábitos que prejudicam sua pele

Para retardar o aparecimento das rugas, é preciso ir muito além dos cremes. Fique atenta aos hábitos do dia a dia que podem prejudicar sua pele e saiba como driblar a ação do tempo!

1. O vício do cigarro

Foto: Getty Images

Esse conhecido vilão tem componentes que quebram as fibras elásticas da pele e estimulam a produção de radicais livres. Um estudo da Universidade de Nagoya, no Japão, descobriu que fumar causa uma perda de até 40% no colágeno, além de ressecar a pele e impedir sua oxigenação. Como os danos são irreversíveis, aqui a solução é uma só: abandonar o hábito.
 

2. Maquiagem maltirada

Cinco hábitos que prejudicam sua pele

Foto: Getty Images

Usar maquiagem não é problema, desde que ela seja específica para a sua pele. Isso significa ter propriedades hidratantes, se a pele for seca, e ser livre de óleo (ou “oil free”) se for oleosa. Mas é preciso tirar o make antes de dormir. Caso contrário, os poros ficam obstruídos e a pele não recebe oxigênio, o que causa ressecamento, o arqui-inimigo da pele linda. Use tonificantes menos agressivos, ou seja, sem álcool.
 

3. Álcool em excesso

Cinco hábitos que prejudicam sua pele

Foto: Getty Images

Se você adora bebericar, fique esperta. O hábito colabora para a formação de linhas de expressão. Ele, aliás, traz outras consequências, como a desidratação da pele e a formação de radicais livres. Siga a recomendação da dermatologista: “Se for beber, sempre alterne um copo de bebida alcoólica com outro de água”. Se você adora um drinque, fique ao menos dois dias na semana sem ingerir álcool.
 

4. Alimentação desregrada

Cinco hábitos que prejudicam sua pele

Foto: Getty Images

Não tem como fugir. Tudo o que comemos influencia nossa saúde. Com as rugas, acontece o mesmo. Produtos industrializados e gordurosos inflamam as células e pioram a pele. “Após os 40 anos, temos de aumentar a ingestão de proteínas para estimular a produção de colágeno”, diz a médica. Peixes frescos de água salgada, como atum, e alimentos verde-escuros ajudam nessa missão.
 

5. Sol sem proteção

Cinco hábitos que prejudicam sua pele

Foto: Getty Images

Aqui está o pior inimigo de todos: o sol. A exposição a ele destrói a produção de colágeno e as fibras da pele, causando marcas permanentes – leiam-se rugas. A boa notícia é que a solução é fácil e acessível: é só usar filtro solar (com FPS 30, no mínimo) todos os dias – não só na praia!
*Fontes: Mônica Linhares, diretora do Espaço Saúde Rio, membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Estética e da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia a Laser.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s